O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), está participando pela primeira vez do Rio2C, considerado o maior evento de inovação e criatividade da América Latina. A feira acontece até domingo (16), no Rio de Janeiro.
De acordo com o governo, o Estado participa com o propósito de captar e promover produções cinematográficas para o RS. Ter a cultura, espaços e valores gaúchos expostos nas telas de cinema e TV impacta diretamente na economia, geração de emprego, renda e qualidade de vida.
Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul proporcionou cenários para diversas novelas e filmes, como A Casa das Sete Mulheres, O Tempo e o Vento, Chocolate com Pimenta, O Quatrilho e Além do Tempo. As produções reforçam a identidade cultural gaúcha e promovem o avanço do turismo nas diversas regiões do Estado.
O diretor de Canais da programadora Box Brazil, Ramiro Paiva de Azevedo, cita a importância do evento para a empresa, que participa do Rio2C desde 2012. “Nosso intuito é fazer contatos com produtoras de todo o Brasil e fechar projetos de séries, filmes e curtas”, disse. “O Rio2C apresenta diversas oportunidades, principalmente de locação, que é a forma como o turismo vai se fazer ver e despertar interesse do público do país inteiro.”
Somente no espaço do Rio Grande do Sul, já foram feitas mais de 200 reuniões de negócios para impulsionar as produções cinematográficas e as regiões que fomentam o turismo no Estado. Os encontros favorecem o desenvolvimento da indústria criativa e as perspectivas de novas filmagens em terras gaúchas. (Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul).
Foto: Karina Chaves/Setur