Ação distribuiu kits informativos na Avenida Itacolomi e reforçou prevenção de acidentes e ISTs
A Prefeitura de Gravataí realizou, na manhã desta sexta-feira (13), mais uma edição da Parada Educativa, com foco nos cuidados com a saúde e na segurança viária durante o período de Carnaval. A mobilização ocorreu na Avenida Itacolomi, nas proximidades da ERS-118, e foi promovida pelas secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Mobilidade Urbana (Semurb).
Durante a ação, foram entregues 100 kits com materiais educativos e orientações sobre prevenção de acidentes e cuidados com a saúde. A proposta foi conscientizar condutores sobre atitudes responsáveis em um período marcado por maior fluxo nas estradas e celebrações.
“Nossa atividade teve como intuito abordar os condutores e orientá-los sobre cuidados com a saúde e com trânsito neste período de festas e maior movimento nas estradas, assim como incentivar que os motoristas compartilhem essas informações com familiares e amigos. Estamos todos unidos em prol de um objetivo, que é salvar vidas”, destacou Andréia Trindade, coordenadora da Escola Pública de Trânsito de Gravataí, vinculada à Semurb.
A iniciativa reforçou dados preocupantes sobre acidentes de trânsito no país. No ano passado, cerca de 37 mil pessoas morreram em ocorrências nas vias brasileiras — em 2024, o número foi de 33 mil óbitos. Diante desse cenário, agentes orientaram os motoristas sobre medidas essenciais, como uso do cinto de segurança, atenção redobrada ao volante e a não combinação de álcool e direção.
Além das orientações de trânsito, profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE) prestaram informações sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Foram distribuídos preservativos fornecidos pelo SUS, gel lubrificante e materiais explicativos. “Lembramos que o uso de preservativos é recomendado em todas as relações sexuais, sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs”, ressaltou a coordenadora do SAE, Juliana Rosa.
A ação também abordou a chamada prevenção combinada, que reúne diferentes estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento conforme o perfil e o momento de vida de cada pessoa. Entre elas estão a vacinação contra HPV e hepatite B, além da profilaxia pós-exposição (PEP) e da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, ambas ofertadas pelo SAE.
O Serviço de Assistência Especializada funciona na Rua Ernesto Fonseca, 35, no Centro, com atendimento ambulatorial multiprofissional nas áreas médica, de enfermagem, serviço social, psicologia, além de suporte farmacêutico e laboratorial.
Foto: Gabriel Muniz



