Após a totalização dos votos válidos, os gaúchos conheceram os parlamentares que os representarão na Assembleia Legislativa, a partir de 2023. Entre os 55 representantes eleitos, algumas renovações, pela eleição em nível federal de campeões de votos, e reeleições de nomes conhecidos.
O campeão de votos foi o advogado e jornalista Gustavo Victorino (Republicanos), com 112.920, seguido dos reeleitos Luciana Genro (PSOL), Rodrigo Lorenzoni (PL), Silvana Covatti, e do jovem vereador porto-alegrense Matheus Gomes (PSOL). Em campos políticos opostos, Victorino e Matheus são conhecidos em suas bases eleitorais, mas estrearam no pleito de 2022.
A Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), conquistou 12 cadeiras e trouxe a maior renovação de quadros na legislatura. Reelegeu Valdeci Oliveira, Pepe Vargas, Jeferson Fernandes, Luiz Fernando Mainardi, Zé Nunes e Sofia Cavedon, contará com os retornos de Stella Farias e Miguel Rossetto, além de quatro jovens nomes: os vereadores porto-alegrenses Bruna Rodrigues (PCdoB), Leonel Radde (PT) e Laura Sito (PT), além de Adão Pretto Filho, que concorreu a vice-prefeito de Viamão em 2020. O PSOL contará com Luciana Genro e Matheus Gomes, citados anteriormente. O PSB prosseguirá representado por Elton Weber. O PDT manterá quatro de seus deputados: Eduardo Loureiro, Luiz Marenco, Gerson Burmann e Gilmar Sossela.
Por outro lado, o Progressistas terá sete representantes: os reeleitos Silvana Covatti, Ernani Polo, Frederico Antunes e Adolfo Brito, além de Guilherme Pasin – prefeito de Bento Gonçalves por dois mandatos -, Joel de Igrejinha -, e Marcus Vinicius de Almeida – que presidiu a Corsan, na gestão Sartori. O MDB, com seis deputados, reconduz Juvir Costella, Patrícia Alba e Vilmar Zanchin, e elege, pela primeira vez, Beto Fantinel – ex-assessor de Costella -, Luciano Silveira – ex-presidente da FDRH, na gestão de Sartori -, e Edivilson Brum – ex-prefeito de Rio Pardo.
Com cinco vagas, o PL mantém Rodrigo Lorenzoni, Kelly Moraes, Paparico Bacchi e contará com as estreias da bageense Adriana Lara e do rio-pardense Cláudio Tatsch; o Republicanos reelege Sergio Peres e renova sua representação com Gustavo Victorino, Delegado Zucco, Eliana Bayer e Capitão Martim; e o PSDB, mantém Pedro Pereira e elege o ex-prefeito viamonense Professor Bonatto, Delegada Nadine, o vereador porto-alegrense Kaká D’Ávila e Neri, O Carteiro.
Com três eleitos, o União Brasil prosseguirá com Dirceu Franciscon, Aloisio Classmann e Dr. Thiago Duarte. Com dois novos nomes, o Podemos terá na Assembleia o Professor Claudio e Ronaldo Santini. O PSD prosseguirá com o Gaúcho da Geral e o PTB, com Elizandro Sabino.
No Parlamento Gaúcho, a renovação atinge quase um terço. A Casa onde acontecem os debates de maior interesse do nosso povo terá um bloco de oposição reforçado, seja qual for o governador eleito, que poderá ter a maioria absoluta. Bastará saber articular a base aliada no momento de discutir e aprovar os projetos essenciais ao Estado.