Os professores que marcam nossa caminhada

Quando se é pai ou mãe, uma das grandes satisfação que temos, culturalmente no Brasil, é assistir o casamento e a formatura de nossos pupilos, como grandes realizações e missão. Pois bem, no último final de semana minha filha mais velha me agraciou com seu primeiro diploma. 

Naquele momento, comigo, outros pais e familiares assistiram orgulhosos seus amados filhos e discípulos serem chamados, sob a trilha da música escolhida, vestidos com suas togas de faixas coloridas de acordo com curso guerreado por longos semestres, nós pais e mães corujas podemos saborear a satisfação de um dos deveres cumpridos.  Sou da geração que cresceu ouvindo que “estudo é tudo”! Ou minha mãe dizendo “não tenho muito pra te deixar, mas deixou educação, valores e estudo” (Sic.), uma verdade absoluta, fruto da sabedoria de uma geração que lutou e construiu o mundo que temos agora, foi essas palavras e valores que passei para minhas três filhas  – sim! tenho três lindas filhas todas dedicadas estudantes!

Imagem web – educação continua sendo o melhor investimento aos filhos.

Além da dedicação e incentivo dos pais, amigos e pessoas importantes na vida de um acadêmico, nada seria possível sem o maior dos incentivadores, o professor nosso de cada dia, aquele que por muitas vezes é o que mais nos acompanha em nossa caminhada. 

Sempre temos bons professores e aqueles que marcam cada fase em nossa vida, em meu caminho tive e tenho ainda vários mestres que dedico meu carinho e respeito até os dias de hoje, alguns que sou grato por ter incentivado, alertado, desafiado  ou simplesmente ensinado o que precisava em cada momento da jornada. 

Todos temos aquela figura do professor atencioso, carinhoso, o legal, e o carrasco que é aquele que nos marca profundamente com suas filosofias de vidas – esse geralmente na adolescência que sempre nos questiona, “o que queremos da vida”.

Em meu caminho foram muitos! Como não lembrar da minha querida e primeira professora Mery, que tive o prazer e satisfação de convidar para minha formatura em Direito, ou o velho Xicá – Salvador Xicá, um socialista/comunista convicto, que enxergava conspiração em tudo, mas despertava a curiosidade sobre história e geografia em suas aulas hipnóticas, também tinha o professor de Física Geraldo, que contava como universo funcionava, e defendia a teoria das cordas (esse teria estudado com a lenda urbana Roque do calçadão de Canoas, será mesmo?), os incríveis professores da graduação, que ensinavam já como colegas de profissão, ou o professor de Contabilidade Breesolin, um gênio com números. 

Entre todos os grandes professores que tive, quero fazer uma referência especial a um professor que tive a satisfação de encontrar na formatura da minha filha no último sábado, o querido e dedicado Professor ClaudiomarUnopar,  tive a satisfação de estudar com essa figura, uma pessoa que dedica a sua vida ao ensino, que assimilou como poucos a arte de ensinar, interagindo com os alunos, muitas vezes de forma desafiadora. o que hoje percebo que é uma conduta pedagógica bem eficaz.  

Surpreendentemente lá estava o meu professor, agora paraninfo de minha filha, com a mesma dedicação e vigor que me deu aula, improvisando no discurso, como sempre, sendo direto e incentivando os formandos a uma jornada de conhecimento contínuo para além da formatura. E no final o Claudiomar chorando é claro! 

O “proff”, me fez lembrar de cada um dos meus professores (e foram muitos), pois pela primeira vez assisti uma formatura como pai, e, quando o Prof. Claudiomar, novamente chorando, dedicou a música de “Oswaldo Montenegro –  Velhos Amigos”  aos seus alunos, lembrei da vez que estava lá sentado no lugar da minha filha, esperando minha vez de ser chamado para pegar meu canudo, pensando que as pessoas mais importantes pra mim estavam na plateia, hoje eu sentado na plateia como um pai orgulhoso, sei que além da família e amigos sentados na plateia, algumas das pessoas importantes também estavam ali comigo no palco, meus professores.

Foi emocionante, ver um ciclo como  aluno, formando, pai e atualmente também um professor. 

Encerro com a frase do filósofo e professor Henry Adams, que disse que “Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde para a sua influência sobre os alunos”, a todos os professores e educadores, vocês fazem a diferença. 

Muita Luz a todos.

 

Essência   

X vs STF

A polêmica entre o Ilmo. Min. do STF, com o multi-empresário, gênio,  bilionário, playboy e filantropo, Tony Stark – ops! na verdade é o Elon Musk, além das piadas em relação a um assunto sério que é a censura, a briga gera mais uma tensão para o povo brasileiro, que já vê algumas grandes multinacionais questionando a segurança jurídica e liberdades no Brasil. 

Esperamos que as consequências desse impasse não sejam um estalar de dedos, afinal daqui pra frente só falta pessoas começarem a desaparecer. 

De Porto Alegre a serra por trilhos 

Um desejo antigo do povo gaúcho começa a ser desenhado. O governo do Estado começa a estudar um projeto de linha de trem de Porto Alegre/RS para a serra gaúcha, Gramado e região.  A ideia é ligar o maior polo turístico do Estado, o investimento pode gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de popularizar o acesso ao vale das hortênsias. 

 

 

Voltando ao trabalho 

O retorno do prefeito eleito Jairo Jorge, não surpreende, uma vez que o afastamento do chefe do executivo era uma medida cautelar, com seu propósito já superado em relação às investigações, que seguem diante da apuração das denúncias sobre suspeitas de corrupção e formação de quadrilha, onde figura como investigado o prefeito de Canoas.  

Sobre as investigações, a expectativa é que a justiça conclua com devido processo legal, os procedimentos que apresentarão as conclusões apontando os culpados, pois na justiça confiamos tanto para condenar culpados ou esclarecer sobre a inocência desses. Espera-se que o prefeito investigado seja inocente das acusações, pois nossa cidade tem sido exposta das mais diversas maneiras de forma negativa, não contribuindo para imagem social dessa comunidade que passou os últimos anos com a alternância forçada da gestão pública.

A comemoração do prefeito eleito Jairo Jorge, sob seu retorno ao paço, com seus apoiadores, digna de uma festa de posse, ocorreu em frente à sede do executivo. O prefeito, dessa vez, se pronunciou de forma discreta e sem longos discursos, deixando a maior parte da manifestação para seus simpatizantes, que em maioria, faziam parte de seu governo, e, estavam na expectativa de retorno aos cargos comissionados, o que naturalmente foi uma das motivações para os apoiadores. Esperamos que 2024 se conclua com um bom trabalho, e como sempre desejando o melhor para nossos gestores.

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img