Dias agitados, corridos, e com muitas tarefas se tornaram muito comum na atualidade em que vivemos, podemos dizer que é quase impossível passar um dia apenas relaxando sem fazer nada em plena rotina, portanto, é comum aparecer alguns sintomas do estresse.
E como muitos já sabem, existem diversos sintomas do estresse que não são nada legal para se conviver, por essa razão, falarei nesse artigo sobre uma ótima solução para o estresse, que é a massagem relaxante.
Mas você sabia que a massagem relaxante tem outros benefícios também?
E que uma massagem relaxante é indicada por diversos motivos sem ser o estresse?
A massagem é uma das técnicas mais antigas para a promoção da saúde e bem estar. Ela compõe uma combinação de movimentos repetitivos aplicados em várias partes do corpo. Atualmente existem vários métodos de massagem com funções diferenciadas que proporcionam um simples relaxamento ou a cura de uma doença.
Seus grandes benefícios vão desde melhorar o sono e humor até há tratar constipação e auxiliar no tratamento de câncer, o que a torna parte da medicina alternativa. Por outro lado, algumas pessoas a praticam como uma forma de prevenção de lesões, envelhecimento e estresse.
Devido a suas inúmeras vantagens é facilmente oferecida em clínicas de estética, empresas, hotéis, hospitais e aeroportos.
Como é feita?
A massagem é feita com óleos vegetais que irão auxiliar nos movimentos contínuos, mantendo assim um ritmo específico, capaz de estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento.
O principal objetivo de uma massagem relaxante é de proporcionar os diversos benefícios que serão falados mais abaixo, mas a questão é…
Quando é que ela é indicada?
Posso dizer que é popularmente indicada contra o estresse, mas também é indicada por outros motivos e os principais são:
- Ansiedade e problemas emocionais
- Insônia ou sono excessivo
- Artrose
- Cervicalgias, Dorsalgias e Lombalgias
- Metabolismo Lento
- Esgotamento Físico
Agora que sabemos quais são as principais indicações, também quero destacar nesse artigo as contra indicações, pois não devemos fazer algo prejudicial à saúde não é mesmo? As contra indicações no caso da massagem relaxante são:
- Trombose Venosa Profunda (TVP)
- Alterações cardíacas e vasculares
- Febre e Infecções
- Embolias
- Pessoas em jejum ou que acabaram de fazer uma refeição
- Fraturas ósseas
Antes de realizar a sua massagem
Agora que você já sabe quando realizar uma massagem relaxante de forma saudável irei te contar como é a preparação para realizar uma massagem relaxante para garantir todos os resultados esperados e proporcionar todos os benefícios possíveis.
É bem simples se preparar, basta seguir as seguintes regras:
- Evite comer antes da sessão, coma algo leve, de preferência 70 minutos antes;
- Vá de biquíni, pois como a massagem é feita por óleo, é necessário ficar apenas de roupa íntima;
- Lembre-se de retirar seus anéis, correntes, brincos e relógios para facilitar a massagem.
Depois de verificar essas 3 dicas é fundamental aproveitar o máximo, evite pensar nos problemas e busque respirar de forma calma, e tente esvaziar sua mente.
Principais benefícios da massagem
Os benefícios da massagem, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem:
- Controle do estresse;
- Diminuição da ansiedade;
- Alívio da tensão e dores musculares;
- Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;
- Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos;
- Alívio das dores de cabeça;
- Diminuição do cansaço;
- Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;
- Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;
- Diminuição das insônias.
Muitas clínicas, centros de estéticas e spas oferecem esse tipo de tratamento mas o conhecimento da técnica pelo profissional que irá aplicar a massagem é essencial para a obtenção dos resultados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo, e por isso deve-se procurar realizar a massagem num local apropriado com um bom terapeuta.