As obras de recuperação, elevação e ampliação dos diques que compõem o sistema de proteção contra cheias de Canoas avançam na cidade desde a metade de setembro. Além dos reforços nos diques Rio Branco, Mathias Velho e Niterói, já teve início a construção de um novo dique no bairro Mato Grande, que deverá contar com duas casas de bombas. O bairro São Luís também ganhará um dique, que deve ter extensão de 15 quilômetros e contar com cinco casas de bombas.
Recuperação e elevação
No Mathias Velho, as obras de recuperação e elevação do dique do bairro iniciaram em 16 de setembro. Os trabalhos irão restabelecer a estrutura e elevar à cota 7, ou seja, com a parte mais alta do dique 7 metros acima do nível do mar. O dique tem extensão de 7 quilômetros. A previsão de conclusão é de 12 meses.
Enquanto isso, no bairro Rio Branco, iniciaram também as obras de reparo definitivo do dique no dia 5 de setembro. Após a conclusão, será feita a elevação para cota 7, com uma extensão de 9 quilômetros. Também foi dada a ordem de início, na sexta-feira, dia 4, da construção do novo muro da Cassol.
As obras do dique do bairro Niterói foram retomadas no dia 16 de setembro, com início da etapa 1, para dar continuidade a elevação do dique em uma extensão de 2,4 quilômetros. Para a etapa 2, o Município aguarda a conclusão do licenciamento ambiental, para o início das obras, que terá extensão de 1 quilômetro. Já a etapa 3, com 2 quilômetros, está aguardando a finalização dos estudos de sondagem, que devem ocorrer em até 15 dias, para o lançamento da licitação.
Também foi lançado, em 19 de setembro, o edital para modernização das 8 casas de bombas já existentes no município, que passarão a contar com motores anfíbios e sistemas elétricos elevados a 7 metros. A abertura das propostas deve ocorrer em 4 de novembro.
Para realizar obras de melhorias nas subestações das casas de bombas 3, 4, 6, 7 e 8, a Prefeitura lançou edital nesta quinta-feira, 26, e a abertura das propostas ocorre no dia 3 de outubro. A licitação ocorreu no dia 3 e está fase de habilitação da licitante.
Novas estruturas
No bairro Mato Grande, as obras para construção do novo dique iniciaram no dia 25 de setembro. A estrutura terá 2,4 km de extensão e cota 7, entre o Arroio Araçá e a BR-448. A empresa responsável terá o prazo de 18 meses para concluir o serviço. Além de garantir a proteção completa do bairro, este dique reforçará o sistema de proteção dos bairros Harmonia e Mathias Velho. Também será feita a construção de 2 casas de bombas para reforçar a estrutura.
Já para o dique do bairro São Luís, está sendo elaborado termo de referência para contratar os projetos, que preveem a construção de 15 km de dique e 5 casas de bombas, garantindo a proteção da região. Em 15 dias, a Prefeitura lançará o edital para contratação do projeto básico e estudos de atualização do pôlder da São Luis. Também está sendo lançada a contratação para Declaração do Termo de Referência de Estudo de Impacto Ambiental (DTREIA), documento necessário que viabiliza o licenciamento ambiental.
Investimento
O investimento geral, para todas as obras, é na casa de R$ 1 bilhão anunciados pelos governos estadual e federal. Enquanto ocorrem as negociações com Estado e União, o Município está utilizando recursos próprios em parceria com a Corsan.