Publicação destaca experiências inovadoras de aprendizagem com base no brincar, natureza e inclusão nas escolas municipais
Em uma iniciativa que valoriza o brincar como ferramenta de aprendizagem, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), lançou nesta quarta-feira (6) a primeira edição da revista digital “O Saber que Brinca”. A publicação reúne experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil da rede municipal, promovendo um ensino que une ludicidade, natureza, inclusão e práticas antirracistas desde a infância.
Educação Infantil como espaço de descobertas e vínculos
Organizada pela Assessoria Pedagógica da Educação Infantil da Smed, a revista é um retrato das boas práticas realizadas em 91 escolas que recebem assessoria do setor, e nasce com a missão de inspirar educadores, gestores e famílias, destacando o brincar como uma linguagem essencial da infância.
“São compreensões contemporâneas que reconhecem a infância como uma fase rica em potencialidades, onde o brincar, o explorar, o observar e o imaginar são formas de conhecer e de se relacionar com o mundo”, explica Suzy Santanna, coordenadora da Educação Infantil da Smed.
Escolas que participam da primeira edição
A primeira edição da revista traz relatos e registros fotográficos de práticas desenvolvidas por sete unidades escolares da rede municipal:
EMEIs: Nossa Senhora dos Anjos, Profª Carolina Menger e Construindo o Futuro
EMEFs: Dorival Cândido Luz de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida e São Marcos
ECEI: Tia Anastácia
Cada uma dessas experiências mostra como as crianças aprendem de forma significativa por meio do lúdico, da natureza e da exploração de ambientes além da sala de aula – um conceito chamado de “desemparedamento”.
O que você encontra na revista?
A publicação está dividida de acordo com as etapas de ensino da Educação Infantil:
Berçário (B1, B2 e B3)
Maternal
Pré-escola (Pré 1 e Pré 2)
Entre os temas em destaque estão:
Práticas de contato com a natureza
Aprender brincando com criatividade
Propostas de educação antirracista na primeira infância
Experiência da sala de recursos como espaço de inclusão e desenvolvimento
Além disso, o conteúdo está alinhado aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com sugestões de atividades complementares e materiais de apoio, disponíveis por meio de links ao final da revista.
Acesse a revista completa:
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Foto: Divulgação