spot_img

“O Saber que Brinca”: Gravataí lança revista digital com boas práticas da Educação Infantil

Publicação destaca experiências inovadoras de aprendizagem com base no brincar, natureza e inclusão nas escolas municipais

Em uma iniciativa que valoriza o brincar como ferramenta de aprendizagem, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), lançou nesta quarta-feira (6) a primeira edição da revista digital “O Saber que Brinca”. A publicação reúne experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil da rede municipal, promovendo um ensino que une ludicidade, natureza, inclusão e práticas antirracistas desde a infância.

Educação Infantil como espaço de descobertas e vínculos

Organizada pela Assessoria Pedagógica da Educação Infantil da Smed, a revista é um retrato das boas práticas realizadas em 91 escolas que recebem assessoria do setor, e nasce com a missão de inspirar educadores, gestores e famílias, destacando o brincar como uma linguagem essencial da infância.

“São compreensões contemporâneas que reconhecem a infância como uma fase rica em potencialidades, onde o brincar, o explorar, o observar e o imaginar são formas de conhecer e de se relacionar com o mundo”, explica Suzy Santanna, coordenadora da Educação Infantil da Smed.

Escolas que participam da primeira edição

A primeira edição da revista traz relatos e registros fotográficos de práticas desenvolvidas por sete unidades escolares da rede municipal:

EMEIs: Nossa Senhora dos Anjos, Profª Carolina Menger e Construindo o Futuro

EMEFs: Dorival Cândido Luz de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida e São Marcos

ECEI: Tia Anastácia

Cada uma dessas experiências mostra como as crianças aprendem de forma significativa por meio do lúdico, da natureza e da exploração de ambientes além da sala de aula – um conceito chamado de “desemparedamento”.

O que você encontra na revista?

A publicação está dividida de acordo com as etapas de ensino da Educação Infantil:

Berçário (B1, B2 e B3)

Maternal

Pré-escola (Pré 1 e Pré 2)


Entre os temas em destaque estão:

Práticas de contato com a natureza

Aprender brincando com criatividade

Propostas de educação antirracista na primeira infância

Experiência da sala de recursos como espaço de inclusão e desenvolvimento

Além disso, o conteúdo está alinhado aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com sugestões de atividades complementares e materiais de apoio, disponíveis por meio de links ao final da revista.

Acesse a revista completa:
Clique aqui para ler “O Saber que Brinca”




Foto: Divulgação

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img