Ontem com a posse da nova Mesa Diretora que irá comandar o Legislativo Gaúcho no período 31/01/24 a 31/0125 , a grande dúvida que paira sobre muitos que acompanham a política de nosso estado está em saber quais serão as diretrizes deste ano .
Neste contexto o Dep. Adolfo Brito (PP ) que está como Presidente da Assembleia Legislativa junto com o seu Vice Presidente Dep. Paparico Bacchi (PL) clamou aos seus pares para que repensem a importância de buscar incentivos para a produção, incentivo ao Turismo e gerar novos meios de progresso diante a realidade atual, que os diálogos sejam francos e que a finalidade é de ajudar o povo gaúcho.
Por outro lado caberá neste ano de eleições municipais cada Deputado buscar respostas aos seus prefeitos e vereadores de base de como lidar com a queda dos incentivos fiscais em um efeito cascata , caso mantido a vontade do Governo e assim o Estado deixará de ser uma via de interesse pela falta de competividade frente aos demais Estados .
Chamou se atenção ontem o grande número de Autoridades presentes ao evento, como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública , Forças Militares e entre outras instituições públicas, alguns Prefeitos entre eles o Sr Sebastião Melo prefeito da Capital, Sociedade Civil como OAB, FAMURS e a presença do Governador Eduardo Leite e seu Secretariado.
Neste contexto tenta o Governo uma aproximação com a casa Legislativa diante pautas indigestas que virão através de CPI’s ou novas Leis com intuito de trazer o progresso prometido, cito aqui assunto importante quanto a situação da CEEE / Equatorial que virá em uma CPI dramática com árduo trabalho e muitos anseios.
O Outro assunto será o corte de até 40% de incentivos fiscais que terá em abril de 2024 a sua vigência nos 64 setores produtivos beneficiados até então. A pergunta que fazemos é de como será viver em um Estado que enfraquece com essas medidas postos de emprego e piora a qualidade de vida dos gaúchos aliada ainda em um novo aumento de ICMS .
Com certeza este ano será de grande desafio ao Parlamento Gaúcho , vindo conjuntamente a forte fiscalização do eleitor cidadão . No aguardo de dias melhores , boa sorte ao Parlamento em suas decisões.