spot_img
spot_img

O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS RÁPIDO E VOCÊ COMO ORGANIZA SEU TEMPO?

O tempo passa cada vez mais rápido, a impressão é que o relógio disputa conosco e vence cada segundo, “os dias estão mais curtos” são os comentários de pessoas que estão cada vez mais aceleradas, será que estamos em ritmo digital, acelerados como processadores de nossos aparelhos cada vez mais modernos e rápidos? 

Em um dia desses, tipicamente gaúcho, de quatro estações, onde saímos agasalhados e vamos tirando peças de roupas no decorrer dos turnos […], os dias são assim não é mesmo! Geralmente, no caminho da nossa Canoas à Porto Alegre, mais uma vez enfrentando o engarrafamento nosso de cada dia, percebi no semblante dos motoristas ao redor a angústia do atraso, somado ao cansaço generalizado. Os carros parados, buzinas, xingamentos e discussões por espaço e tempo, essa é a rotina da manhã de grande parte das pessoas que laboram o dia todo, o dia já começa em ritmo acelerado e quem está em velocidade normal acaba sendo atropelado por aqueles na velocidade do 4 ou 5G. 

Onde foi parar as fases do dia, o tempo para café com calma, ver os filhos indo para escola, seja caminhando perto de casa ou subindo em suas kombis (Ok ! Van, é por eu sou nostálgico mesmo), o almoço virou fast food há muito tempo, herança das invasões culturais americanas da década de 90 e influências das muitas novelas da época, que mostravam pessoas modernas comendo em pé lanches ao invés do bom almoço. 

O café da tarde vamos pular! Porque não dá tempo de comentar sobre isso, afinal quem toma café da tarde hoje em dia? Para ser justo, atualmente como adulto acredito fielmente que o café é a bebida mais consumida no mundo! Coisa que quando criança era inacreditável, afinal quem passa o dia tomando isso? Era assim que pensava quando criança, no tempo que o relógio era pouco visto e o dia era quase infinito, aliás o que mais se tinha era tempo pra tudo. 

Victor Hugo – Poeta e Filósofo Francês, autor do clássico “Os miseráveis”, citou que,  “A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”, uma verdade secular, afinal somos donos do nosso próprio tempo e assim mesmo, hoje em dia pensamos que já não há tempo para ser desperdiçado, um afirmação perigosa que se tornou aos poucos comum, dando razão Victor Hugo, que identificou que somos responsáveis por aquilo que nos impede de viver melhor.

A pressa tornou-se companheira, como uma sombra que nos acompanha a cada segundo, temos pressa pra tudo, comer, estudar, chegar em algum lugar, estamos sempre na correria e só percebemos quando literalmente paramos. A pausa quando possível é sagrada e reflexiva, no silêncio e na tranquilidade de cada íntimo, podemos analisar as condições que estamos, seja pessoal ou emocional. No silêncio e momentos de calma, percebemos e avaliamos nossa agenda interna e geralmente constatamos que o tempo está cada vez mais rápido, porque criamos ou damos prioridade que nos prendem na correria do sistema, deixando de lado  o que mais importa.

Talvez, a sabedoria dois mais velhos respondam a pergunta inicial, o tempo é o mesmo, o que muda é nossa percepção sobre as coisas conforme vamos crescendo e nos desenvolvendo, os dias são mais curtos por que sucumbimos a velocidade frenética que é imposta por uma máquina e sistema invisível, que faz com que aos poucos deixamos as rotinas dominarem nossas vidas, disputando o tempo de uma forma inútil,  pois o que sabemos é que o tempo passa, e rápido. Percebemos vendo as crianças crescerem, as cidades mudando e se modernizando, percebemos quando as lembranças passam a ser requisitadas com frequência, quando passamos a reclamar que não temos mais tempo pra nada. 

Experimente, desconecte-se e reflita com seus pés descalços na grama verde ou na terra, pare e perceba ao redor o que mudou e o que está mudando, pense nos amigos da infância e juventude, nos trabalhos realizados, reformas e naquela programação de lazer, vale a pena tentar, crie a maior das prioridades dedique e dispute tempo para você mesmo, com certeza não será um tempo desperdiçado.  

Muita Luz a todos.

 

ESSÊNCIA 

 

AS CONSEQUÊNCIAS 

Imagem web – Em 2020, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista exclusiva ao UOL nesta quinta-feira, que negociar cargos no governo (…).

O  resumo da gestão, nos primeiros três meses aponta que governo federal luta em várias frentes, perdidos em suas inúmeras promessas e acordos firmados nos mais diversos ambientes e segmentos, a gestão do amor agora se vê ameaçada pela falta de base no Congresso, principalmente para tocar as pautas populistas e ideológicas que sustentaram durante a campanha. Por mais que tentem disfarçar, mesmo com apoio de parte da mídia, a economia não vai nada bem, em poucos meses de gestão já há abusos e desvios de ocupantes de cargos indicados do presidente, além disso a negociação de apoio por verbas é escancarada e mostra a qualidade do governo e dos parlamentares eleitos. Até aqui alguma novidade?

 

DESAFIOS PARA 2024

O governador Eduardo Leite, tem conseguido equilibrar sua agenda no Estado com as funções de presidente do PSDB nacional, as agendas de eventos e entregas do governo gaúcho não estão sendo prejudicadas, os encaixes também são frutos das escolhas do secretariado que desenvolvem um trabalho positivo em suas pastas com competência e responsabilidade. Como presidente dos tucanos Leite, terá o desafio em 2024 para expandir o partido nas eleições  municipais, visto que perderam espaços nos últimos anos, o mais provável é o resgate da tradição tucana de investir em candidaturas próprias com chapas puras, em todos os municípios, modus operandi que já rendeu frutos, inclusive o próprio atual governador. 

 

INCERTEZAS, RASTEIRAS E ANSIEDADES 

Foto: Brunna Graco – A prefeitura de Canoas passa por momentos difíceis, servidores buscam manter a gestão ativa, mesmo com muitos conflitos e especulações de todos os lados.

Enfrentar um leão por dia em Canoas, assim é a rotina daqueles que trabalham na gestão de nosso município, as disputas internas, denúncias e incertezas sobre o prefeito afastado são um entrave para o desenvolvimento da cidade, que já se habituou com visitas da Polícia Federal e suas operações.  Mesmo com o empenho do atual prefeito, que já mudou peças do secretariado para tentar conduzir a cidade, ainda há dúvidas sobre o futuro da gestão que prejudicam a população, que a cada semana é surpreendida com decisões judiciais e novas denúncias. Do outro lado, as denúncias e condenações do Prefeito afastado Jairo Jorge são notícias semanalmente e correm as redes sociais com inúmeros pitacos de pseudo-especialistas que muitas vezes alimentam um debate equivocado, ainda que o gestor e jornalista publique suas explicações e notas, o histórico político do prefeito já está bastante prejudicado, e seus apoiadores estão cada vez decepcionados.   

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img