spot_img
spot_img

O espaço LGBT+ no FESTURIS

Sustentar, há 15 anos, um espaço dedicado à pluralidade, apostando na desconstrução de preconceitos e discriminações, e no potencial de fomentar o turismo voltado à diversidade sexual, é um mérito de Marta Rossi, CEO do FESTURIS – uma das maiores feiras do setor nas Américas. Esse trabalho tem sido bem assessorado pelo casal Dan e Jardel Hay, que estão “fazendo escola” no setor.

Como ativista, produtor cultural e psicanalista, participei do evento sendo um dos palestrandos e saí enriquecido em todos os sentidos. A temática que abordei, junto a Ruben Quintana, líder da diversidade de Santa Cruz, foi “O Movimento LGBT+ no Rio Grande do Sul”. Durante minha fala, ao citar Freud, ressaltei que amar e trabalhar são os objetivos centrais da psicanálise e a base para uma vida digna. Acrescentei que esses princípios refletem nossas pautas e lutas, destacando o quanto o trabalho, quando valorizado e inclusivo, dignifica os gêneros.

Ver o empreendedorismo em destaque nas palestras foi inspirador. O espaço LGBT+ do FESTURIS tem ajudado a capacitar acolhimentos na hotelaria e a estimular roteiros turísticos inclusivos em todo o país.

Representando a Feira Baile da Diversidade, estive presente em nome de minha companheira, Marivane Ahanha Rogério, prefeita da Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, e simpatizante de nossas causas. Fui surpreendido pelo acolhimento ao nosso evento, que visa avanços para 2025, ampliando negócios no campo da animação turística e na produção cultural que tem base em nossa capital, com o maior contingente de pessoas LGBTQIA+ do Brasil.

Já contamos com parcerias importantes, como a de Michel Couto, publicitário e agitador cultural do Morro da Cruz, que aproximará os empreendedores e artistas da diversidade local; a revista Via G, que promove a cultura LGBTQIA+; e a InovAI Analytics, empresa que atua com inteligência artificial, marketing digital e eventos, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

No universo “business”, as pautas do movimento LGBTQIAPN+ não ficam esquecidas, mas somam-se ao que é produzido com excelência pela comunidade e seus apoiadores. Foi emocionante reconhecer o apoio de Marta Rossi, que recebeu, em mãos, o Troféu Sylvinha Brasil – uma homenagem da Feira Baile da Diversidade e de Roberto Seintenfus, organizador da Parada de Luta, a terceira maior do país.

No espaço LGBT+ do FESTURIS, formam-se parcerias que não são sectárias, mas que fortalecem o movimento com profissionalismo, organização, marketing e respeito. Agradeço o convite de Ruben Quintana e estarei em Santa Cruz, neste 24 de novembro, para participar da 4ª Parada do município, com o lema “Não ao Retrocesso: Avancemos Juntos com Orgulho e Resistência”.

Esse evento, que integra políticas públicas, celebra a cultura da diversidade, reúne artistas, lideranças e contará com a presença de Tchaka Drag Queen, icônica apresentadora da Parada LGBTQIA+ de São Paulo, que também participou da primeira edição da nossa Feira Baile da Diversidade. Unidos, seguimos conquistando direitos, reconstruindo pontes após conflitos políticos e ambientais, promovendo cultura e ampliando nosso alcance, sem nos limitar a guetos.

spot_img
Gaio Fontella
Gaio Fontellahttps://realnews.com.br/category/opiniao/blog-do-gaio/
Gaio Fontella (Psicólogo, psicanalista, graduado e pós-graduado pela UFRGS, comentarista e produtor do “Café com Análise”, no Youtube.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img