Números que revelam o desequilíbrio tático do Grêmio

Restando apenas oito partidas para o término do brasileirão, o Grêmio segue em busca do seu principal objetivo na temporada, conquistar uma vaga direta para a libertadores do próximo ano. Depois de uma sequência de 4 jogos sem vencer, o tricolor conseguiu derrotar Flamengo e América MG nas duas ultimas rodadas, assim o time voltou a figurar dentro do G4 da competição. Na partida de hoje a noite, contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira, às 20h, o Grêmio vai em busca da terceira vitória consecutiva para se consolidar cada vez mais dentro do G4.

Um detalhe que chama muito a atenção do torcedor, é os números do time na competição. Até aqui, o Grêmio tem o melhor ataque do campeonato com 50 gols marcados, em contrapartida, a defesa sofreu 45 gols, sendo assim, o time tem a quarta pior defesa da competição, apenas Santos com 54 gols, Coritiba com 64 e América MG também com 64 gols sofridos, são as equipes que tem as piores defesas do campeonato. Esses números do sistema defensivo, dizem muito o porque do Grêmio não ter uma pontuação melhor na tabela. Em 30 jogos na competição, o Grêmio obteve 15 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, fazendo um comparativo com os times do G4, o Grêmio é a equipe que mais perdeu.

Na minha opinião, esses números ilustram o grande problema tático do Grêmio na temporada, um time que com a bola consegue ser criativo e perigoso, já sem a bola, apresenta falhas de marcação. Tudo por ter no seu elenco, jogadores com pouca características de marcação, causando ao time um desequilíbrio tático. Sendo assim, o time praticamente sofre em todos os jogos. Por isso, continuo acreditando que a primeira coisa a ser corrigida é o sistema defensivo da equipe. O melhor desempenho do time no atual campeonato brasileiro, foi quando o técnico Renato optou por usar o sistema com três zagueiros, mesmo assim o time continuou tomando gols, porém sofreu menos.

Provável Coritiba: Gabriel; Diogo Batista, Thalisson, Henrique e Victor Luis; Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebastian Gomez; Marcelino Moreno, Robson e Slimani.

Provável Grêmio: Grando; Geromel, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Pepê, Cristaldo e Reinaldo; Galdino (JP Galvão) e Suárez.

Arbitragem
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Renan Aguiar da Costa (CE)
Quarto árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)

Opiniao: Gustavo Guedes

Foto: Lucas Uebel/ Grêmio

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img