spot_img

NOVO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA PANDEMIA É LANÇADO NO RIO GRANDE DO SUL

No início da noite desta sexta-feira (14), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou o novo sistema de monitoramento da pandemia no estado.

Anteriormente, o governador do Estado Eduardo Leite, já havia determinado o término no regime de bandeiras para este dia 15 de maio.

O Sistema 3As (como foi chamado), começa a entrar em vigência do Estado a partir das 0h de domingo (16) e nele o acompanhamento pode levar o acionamento de três tipos de instrumentos de governança entre Estado e Regiões: Aviso, Alerta e Ação.

Veja como esse novo sistema funcionará:

AVISO: quando detecta uma tendência, o GT Saúde (equipe técnica do governo) emite um aviso para a equipe técnica da região. Exemplo: um ritmo mais lento de vacinação do que em outras regiões ou alta no índice de contágios. Ao receber o aviso, a região deverá redobrar a atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.

ALERTA: quando detecta uma tendência mais grave, a equipe técnica informa o Gabinete de Crise (composto pelo governador, secretários, técnicos e especialistas) sobre a necessidade de emitir um alerta para determinada região.

AÇÃO: se o Gabinete de Crise emitir o alerta, a região terá 48h para responder sobre o quadro da pandemia e apresentar um plano de ação. Se a resposta for adequada, a proposta é imediatamente aplicada e divulgada no site da prefeitura. Caso contrário, o governo Estadual poderá estipular ações adicionais a serem seguidas.

Este novo modelo, segundo o Governo Estadual irá ampliar o diálogo, a colaboração e a transparência, bem como potencializar a participação das regiões e dos municípios na definição dos protocolos, além de simplificar o monitoramentos e os protocolos.

Com isso aumenta consideravelmente a responsabilidade e a participação das prefeituras, mas sempre com a constante supervisão do Estado. Lembrando que os municípios poderão definir protocolos que possam equilibrar a responsabilidade sanitária e o desenvolvimento econômico da região.

Para mais informações, a população poderá acessar o site sistema3as.rs.gov.br

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img