spot_img

Novo Reajuste do Salário Mínimo: Ministro afirma que aumento pode ocorrer dia 1º de maio

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou recentemente que o salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.302, pode passar por um aumento ainda este ano. Este seria o último reajuste do piso nacional que passou a valer no dia 1º de janeiro. Segundo Marinho, a busca por espaço fiscal para mudar o valor do salário mínimo é uma das prioridades da pasta e, se houver espaço fiscal, o anúncio de uma mudança deve ser feito para 1º de maio.

Retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo

Além do novo reajuste, a retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo também é uma das principais preocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. A política foi implementada com sucesso nos governos anteriores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando Marinho também ocupou o cargo de ministro do Trabalho entre 2005 e 2007.

De acordo com o ministro, a Política de Valorização do Salário Mínimo foi fundamental para controlar a inflação, gerar empregos e aumentar a renda e a massa salarial dos trabalhadores do Brasil. O objetivo da política era garantir, além da inflação, o crescimento real da economia para dar sustentabilidade, previsibilidade e credibilidade aos agentes econômicos.

O Salário Mínimo como Base Salarial do Brasil

O salário mínimo é a principal base salarial do Brasil e é fundamental que empresários, prefeitos, governadores e todos os demais agentes econômicos conheçam a previsibilidade desta base. Segundo Marinho, se a Política de Valorização do Salário Mínimo não tivesse sido interrompida após o golpe contra a presidenta Dilma e o governo tenebroso de Temer e Bolsonaro, o salário mínimo hoje estaria valendo R$ 1.396, o que mostra a efetividade desta política.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img