A partir desta segunda-feira, dia 02, começa a segunda etapa da campanha nacional de imunização contra a influenza, que passa a abranger mais um grupo prioritário. Além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde e idosos de 60 anos ou mais que podem se imunizar desde o início da campanha em abril, agora, também, estão liberados a receber a vacina contra a gripe:
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Trabalhadores da educação;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso;
– Trabalhadores Portuários;
– Forças de Segurança e Salvamento;
– Forças Armadas;
– Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade;
– População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Todas as unidades de saúde (menos as Unidades de Pronto Atendimento – UPAs Canudos e Centro) do município passam a atender ao grupo relacionado acima, sob livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Para receber a imunização contra a gripe, é necessário apresentar cartão do SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de endereço e documento de identificação com foto. Para profissionais será exigido, também, que trabalhem em Novo Hamburgo e documento que comprove vínculo empregatício, como Carteira de Trabalho, contrato de trabalho e contracheque atualizado. Ainda, será aceita declaração de profissionais que trabalham no município. As pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem também apresentar laudo médico.
Já para as crianças é necessário apresentar a certidão de nascimento, cartão SUS Novo Hamburgo e carteira de vacinação. Importante estar atento ao esquema das doses. Se a criança estiver recebendo este ano pela primeira vez a vacina contra a gripe, deverá receber duas doses, com intervalo de 30 dias. Se já recebeu o imunizante em ano anterior, vai receber agora somente a dose única, seguindo a recomendação das outras idades.
A imunização deste grupo se estende até o dia 03 de junho. No último dia 25 de abril, o município recebeu 12.240 doses de imunizantes contra a gripe.