Considerando a grave crise enfrentada pelo setor saúde nacional, devido às inúmeras consequências negativas causadas pela pandemia da Covid-19;
Considerando que a grande maioria dos Hospitais brasileiros, principalmente os que não são 100% SUS, sofreram uma redução drástica de receita nos procedimentos como atendimentos nas emergências, cirurgias eletivas, demais procedimentos;
Com relação à crise no Hospital Nossa Senhora das Graças manifesta:
Que o Hospital Nossa Senhora das Graças, não foge a esta realidade de dificuldades financeiras, onde como todos sabem, em passado recente, já enfrentava grandes dificuldades financeira e de gestão;
Considerando ainda que, tais fatos resultaram na contratação da ABSM, pela mantenedora ABC, o que ocorreu em fevereiro de 2019, onde a mesma (ABSM) assumiu a instituição em situação de grande dificuldade financeira, administrativa e com iminente risco de fechamento;
Tendo em consideração os fatos acima, ressalta-se que com a nova gestão ABSM, o hospital passou a apresentar resultados positivos, como resolutividade de gestão de pessoal, (resolvendo salários, contratos, rescisões, evitando IMINIENTES greves e paralisações dos serviços); resoluções financeiras (fornecedores e credores); resoluções assistenciais (ampliação de serviços, especialidades, contratação de profissionais); resoluções estruturais (reforma, ampliação e revitalização de alas, quartos e apartamentos, inclusive disponibilizando uma nova sala cirúrgica); entre outras inúmeras soluções desenvolvidas e que comprovam a melhoria da condição geral atual do Hospital.
A Associação Beneficente São Miguel ressalta à comunidade que sempre esteve ciente de todas as dificuldades enfrentadas e que jamais mediu esforços para dar resolução às demandas, prezando sempre pela transparência nas ações e pela prestação de serviços de qualidade à população.
Em tempo, reforça o repúdio às informações alarmantes deflagradas de forma antecipada e errônea nas redes sociais, expondo à população a dúvidas e incitando a desestabilidade das instituições, ressalta ainda que todo e qualquer assunto relacionado à gestão, sempre, em primeiro, deve ser tratado e resolvido “internamente”, e não como forma de pressão em redes sociais.
Desta forma, definiu-se em consenso entre prefeitura, Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Canoas, Ministério Público e ABSM, a necessidade da garantia do atendimento à população, com o mantenimento dos serviços de emergência, consultas, exames e cirurgias já agendadas, bem como assistência aos casos de Covid-19 a pacientes já internados;
Outra definição foi que a prefeitura se comprometeu a efetuar de imediato o repasse mensal à ABSM, o que se encontra em atraso, e que o valor será utilizado para pagamento dos médicos e compra de insumos;
E finalizando, ficará em ATA no MP que representantes da gestora e mantenedora do hospital, em menor prazo possível, darão resolução às questões referentes ao contrato entre as duas instituições.
A direção.