NOTA À IMPRENSA DA YC SERVIÇOS LTDA

A YC que presta serviços ao Governo do Estado e algumas cidades incluindo Canoas, enviou nesta manhã uma Nota de Esclarecimento sobre o que está acontecendo. Como sempre nosso espaço é democrático e priorizamos ouvir todos os lados, vamos reproduzir na íntegra a Nota, confira:

NOTA À IMPRENSA
A empresa YC SERVIÇOS LTDA, através de seu sócio proprietário, Yuri Ferreira da Silva, considerando o atraso no pagamento dos contratos por parte do Estado, vem informar que:
1- Contrariamente ao que foi exposto em algumas redes sociais, não há qualquer previsão no contrato, tampouco no edital de convocação, que a empresa teria que arcar com as despesas por 90 (noventa) dias.
2 – O que prevê em contrato, é que o pagamento se dará até o 5° dia útil de cada mês (contrato em anexo), o que não foi cumprido pelo Estado, com argumento de que não teria pessoal para conferência das notas fiscais
3 – Quando participamos de uma licitação onde garante o pagamento até o 5o dia útil, a empresa não tem a obrigação de saber se o Estado tem ou não pessoal para conferência de notas para liquidação.
4 – A empresa enviou as notas e documentos dentro do prazo, sempre até o dia 25 de cada mês, onde o Estado disse que no primeiro mês estava difícil o pagamento dentro do prazo, mas que no próximo mês (dezembro) estaria tudo normalizado. A Empresa entende a posição do Estado, mas os trabalhadores e a empresa não podem ser penalizados pela falta de recursos do Estado, tampouco pode o Estado quebrar uma empresa por este motivo.
5 – Este contrato foi realizado para que fossem contratadas pessoas que estão na linha de frente ao combate ao COVID-19, e estão trabalhando para preservar a saúde de professores, alunos e funcionários das escolas.A empresa compreende
6 – A grande maioria dos funcionários que iniciou em novembro, recebeu os 1 dias trabalhados, mas algumas pessoas, por nao terem conta aberta, ficaram para receber juntamente com o mês de dezembro.
7 – Neste mês, nos foi prometido que o pagamento sairia até o 5o dia, no entanto, conforme e-mail em anexo, o Diretor Geral da SEDUC, nos informou que o pagamento sairia com certeza no próximo dia útil, o que também nao ocorreu.
8 – No último dia 11/01, iniciou na SEDUC, mais 30 pessoas para conferência e liquidação das notas, e com isto, nos garantiram que entre hoje (quinta-feira) e amanhã, todos os pagamentos seriam realizados.
9 – Na situação que encontra-se a grande maioria das empresas, não há como bancar o Estado ou município, sem o pagamento da contrapartida do ente público, ainda mais neste período de pandemia que afetou todos os segmentos.
Com isto, conforme informação da Secretaria de Educação, hoje poderemos dar início aos pagamentos em atraso e assim, continuar a execução dos serviços.
Esperamos que a rotina de pagamento do Estado se normalize para os próximos meses, visto que o efetivo de funcionários no setor responsável pelas liquidações aumentou. 

Está é a nota oficial da empresa que enviou um e-mail com uma das cláusulas do contrato, solicitei o contrato na íntegra para termos mais transparência. Não queremos cometer injustiça com ninguém, queremos achar os verdadeiros culpados por este caos e que os funcionários recebam, apenas isso.

Ficaremos no aguardo no contrato na íntegra para publicação, mostrando a todos total transparência com a imprensa mas principalmente com os funcionários. Aguardamos.

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