spot_img

Não se cale: 5 apps de denúncia que ajudam mulheres vítimas de violência

Você parou para pensar que enquanto você está aqui, lendo essa matéria, pelo menos cinco mulheres terão sido espancadas no Brasil?

No primeiro semestre de 2022, a central de atendimento registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres. Estamos falando apenas 6 meses de um ano que parece que foi interminável.

Na pandemia houve uma piora significativa nos índices de ameaças (aumento de 3,3%), lesões corporais (aumento de 0,6%), assédio sexual (aumento de 6,6%) e importunação sexual (aumento de 17,8%), conforme o Anuário.

O Brasil é um dos países que mais mata mulheres por crimes de ódio baseados em gênero. Estima-se que 12 pessoas do sexo feminino sejam mortas diariamente. O criminoso, na maioria dos casos, é alguém próximo à vítima, como um namorado ou marido. Por medo, vergonha ou até mesmo culpa, muitas mulheres deixam de ir à delegacia mais próxima denunciar.

O que pouca gente sabe, contudo, é que os aplicativos de denúncia são muito úteis e, diversas vezes, uma saída eficaz para mulheres que estão precisando de ajuda.

5 Aplicativos de denúncia que ajudam vítimas de violência doméstica:

  • Me Respeita!

“Mais do que um aplicativo, queremos ser um auxílio no combate à violência contra a mulher”. É isso o que informa a biografia do app, que pode ser usada por uma usuária que queira relatar um assédio e/ou cadastrar um contato de emergência por precaução. Para se cadastrar, é preciso colocar um nome e um contato de emergência, que será sempre ativado no caso de necessidade – e se acionado pela usuária, é claro. O aplicativo está disponível apenas para Android.
  • Eva Bot

Eva Bot é uma iniciativa social que busca apoiadores para a criação de um portal colaborativo de apoio às vítimas de violência doméstica, com o intuito de facilitar o acesso à informações sobre abusos – para que as vítimas possam identificar os mesmos, orientações jurídicas e coletar denúncias de forma sigilosa.

O chatbot recebeu o nome de Eva (@evalluana), inspirado na garota que lutou muito para sobreviver à violência e serviu de inspiração para milhares de mulheres.

  • Mete A Colher

O appconecta diretamente mulheres que precisam de ajuda com outras que podem oferecer apoio de forma voluntária. Nele, é possível contar com três categorias de pedidos de ajuda: apoio emocional, orientação jurídica e inserção no mercado de trabalho. Neste último caso, a ideia é auxiliar mulheres na procura de um emprego para largar a dependência financeira do parceiro.

  • Juntas

O Juntas cria uma rede de proteção para mulheres, que pode ser acionada em situações de perigo. Além disso, também disponibiliza um conjunto de estudos, pesquisas e informações sobre o tema.

  • SOS Mulher 

Uma iniciativa doMinistério Público do Estado do Amapá, o aplicativo permite que a mulher registre até cinco contatos de emergência que podem ser ativados através de mensagens automáticas. Outra coisa muito interessante é o espaço dedicado a depoimentos pessoais, que vão desde desabafos sobre casos de assédio até textos empoderadores para vítimas, estimulando que elas sempre denunciem os criminosos. O aplicativo está disponível apenas para iOS.

 

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img