O litoral norte paulista está vivenciando um cenário de destruição após a passagem das fortes chuvas do carnaval. Segundo informações do coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Henguel Ricardo Pereira, já há 48 mortes confirmadas, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. É grande a chance de haver mais vítimas, o que torna o momento ainda mais triste e preocupante.
O Ministério Público de São Paulo apura responsabilidades
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou que vai apurar eventuais responsabilidades de gestores públicos após o registro de pelo menos 48 mortes no litoral norte paulista em decorrência das chuvas entre sábado e domingo de carnaval (dias 18 e 19). Em nota, o MP destacou que vai investigar se a omissão do poder público colaborou “na potencialização dos efeitos das precipitações pluviométricas, mediante a falta de iniciativas na remoção de moradores de áreas de risco”.
Atuação das autoridades locais
Os promotores do MPSP que atuam nas localidades afetadas estão trabalhando desde domingo junto às autoridades locais para garantir medidas em favor de pessoas que ficaram desabrigadas e desalojadas. A Defesa Civil de São Sebastião informou que todo o município está em situação de alerta pelo menos até sexta-feira (24). Até lá, pode voltar a chover forte.
Estado de Calamidade Pública
A prefeitura de São Sebastião decretou Estado de Calamidade Pública devido aos estragos causados pelas chuvas. Mais de 1.900 pessoas estão desabrigadas e há bairros isolados e problemas de abastecimento de energia, água e comunicação. A orientação é para que todas as pessoas deixem as áreas próximas a encostas, que são consideradas de risco. Caso haja deslocamento de terra, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199.