spot_img
spot_img

Ministério da Saúde substitui doses de reforço com a “Gotinha” por vacina injetável contra a poliomielite

O Ministério da Saúde anunciou que, até 4 de novembro, substituirá as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”, por uma dose injetável da vacina inativada poliomielite (VIP). Com a mudança, o esquema vacinal contra a poliomielite passará a ser exclusivo com a vacina injetável VIP, aumentando a segurança do calendário de imunização.

A decisão segue critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações de órgãos internacionais, alinhando o Brasil a países como Estados Unidos e várias nações europeias, que já adotam exclusivamente o esquema com VIP. A substituição foi aprovada em uma reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), com participação de representantes de sociedades científicas, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além do acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Novo Esquema Vacinal

Atualmente, o esquema vacinal contra a poliomielite inclui três doses de VIP aos 2, 4 e 6 meses, seguidas por duas doses de reforço com VOPb, aplicadas aos 15 meses e aos 4 anos. Com a mudança, o reforço será realizado exclusivamente com VIP, aos 15 meses, ficando o esquema vacinal estruturado da seguinte forma:

  • 2 meses – 1ª dose (VIP)
  • 4 meses – 2ª dose (VIP)
  • 6 meses – 3ª dose (VIP)
  • 15 meses – dose de reforço (VIP)

O Ministério da Saúde já emitiu orientações para que estados e municípios realizem as adequações necessárias para a retirada gradual da VOPb e adaptação ao novo esquema.

Cobertura Vacinal e Erradicação da Poliomielite

A nova estratégia reforça o compromisso do Brasil com a erradicação da poliomielite, doença que o país não registra há 34 anos. Desde a introdução oficial da vacina oral em 1977, o Brasil obteve grandes avanços na imunização contra a poliomielite, com cobertura vacinal em alta, mesmo após um período de queda a partir de 2016. Em 2023, a cobertura para poliomielite atingiu 86,55%, superando os 77,20% de 2022, conforme dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

E o Zé Gotinha?

O personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para simbolizar a luta contra a poliomielite, continua a desempenhar um papel importante na promoção da vacinação, agora abrangendo também outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo. Em 2024, o Zé Gotinha conquistou o prêmio iBest na categoria Brand Persona, reconhecendo sua relevância na educação sobre vacinação e no combate à desinformação.

A atuação de Zé Gotinha contribuiu para o aumento da cobertura vacinal em 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil em 2023, elevando o Brasil para fora da lista dos 20 países com maior número de crianças não vacinadas. A mudança para o esquema exclusivo com VIP representa um novo marco na segurança e eficácia da imunização contra a poliomielite no país, enquanto o Zé Gotinha segue como um símbolo da saúde e proteção infantil.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img