spot_img

Ministério da Saúde começa a sugerir a realização de mamografia a partir dos 40 anos de idade

O Ministério da Saúde passou a recomendar a mamografia a partir dos 40 anos, e isso é um avanço importante na prevenção do câncer de mama, pois a detecção precoce aumenta muito as chances de cura. Anteriormente, a recomendação era que as mulheres iniciassem o monitoramento a partir dos 50 anos, a cada dois anos. Agora, com essa nova diretriz, a faixa etária foi ampliada, o que pode beneficiar um número maior de mulheres.

É fundamental que as mulheres estejam atentas a essas recomendações e conversem com seus médicos sobre a melhor periodicidade para realizar a mamografia, considerando seu histórico familiar e outros fatores de risco, pois a informação é uma ferramenta poderosa na luta contra o câncer de mama. A detecção precoce é a chave para um tratamento mais eficaz e com maiores chances de cura, então essa ampliação do acesso à mamografia é uma notícia muito positiva para a saúde das mulheres no Brasil.

Novas diretrizes

O câncer de mama está sendo o tumor mais comum entre as mulheres no Brasil, e o SUS reforça a importância dessas novas diretrizes. A identificação precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e, consequentemente, a qualidade de vida das pacientes.

É muito importante o Ministério da Saúde ter essa visão de alinhar a política pública com as práticas internacionais e com as recomendações de sociedades médicas. A incorporação de novas tecnologias e o acesso a terapias inovadoras, juntamente com a ampliação do rastreamento, são pilares essenciais para combater essa doença de forma mais eficaz. E essa notícia traz um sopro de esperança e mostra um caminho promissor para a saúde pública no país.

Prevenção de câncer

A mamografia é realmente a ferramenta mais poderosa para a detecção precoce, e a biópsia é o passo seguinte quando algo suspeito é encontrado, é um processo que, quando bem executado, salva vidas. A Sociedade Brasileira de Mastologia já defendia a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos, e isso mostra que a comunidade médica já vinha percebendo a necessidade dessa ampliação. Pois reforça ainda mais a importância da nova recomendação do Ministério da Saúde, pois já existe uma procura significativa por parte das mulheres nessa faixa etária.

Essa nova mudança no SUS mostra que eles estão realmente comprometidos em oferecer o que há de melhor para tratar o câncer de mama. Por exemplo, eles criaram um documento que explica como usar novos medicamentos. Isso é um grande avanço para garantir um tratamento melhor e mais eficiente para todos.

Tratamentos eficaz

Os inibidores de CDK 4/6 são uma classe de medicamentos que tem mostrado resultados muito promissores, especialmente em certos tipos de câncer de mama avançado. Bloquear a multiplicação celular é uma estratégia muito inteligente. E já o medicamento chamado trastuzumab entansina é um tipo de terapia, que leva a quimioterapia diretamente para as células doentes, minimiza os efeitos colaterais em células saudáveis e aumenta a eficácia.

Reduzir o estrogênio é crucial para muitos tipos de câncer de mama, e ter opções injetáveis facilita o tratamento para muitas pacientes, principalmente com os fatores estimuladores de colônia que, durante a quimioterapia, a imunidade pode ficar comprometida. Esses fatores ajudam a fortalecer o sistema imunológico, permitindo que as pacientes tolerem melhor os tratamentos mais intensos. Tratamento antes da cirurgia em estágios iniciais é uma estratégia que pode fazer uma diferença enorme, pois a redução do tumor antes de operar pode levar a cirurgias menos invasivas e melhores resultados.

Foto: Reprodução

 

 

 

 

 

spot_img
Elaine Rodrigues
Elaine Rodrigueshttp://realnews.com.br
Elaine Rodrigues é estudante de Jornalismo pela Universidade Anhanguera, com dedicação à produção de conteúdos precisos, claros e socialmente relevantes. Sua atuação é guiada pelo compromisso com a verdade e pela valorização de vozes que muitas vezes não encontram espaço na mídia tradicional.
- Conteúdo Pago -spot_img