spot_img

Metrosul inicia obra de nova Estação de Bombeamento de Esgoto em Gravataí com investimento de R$ 1 milhão

Parceria com a Corsan moderniza o sistema de esgotamento sanitário e desativa a antiga ETE Moradas do Vale, ampliando a eficiência e reduzindo impactos ambientais.

 

A Metrosul, parceira da Corsan na Região Metropolitana, inicia nesta segunda-feira, 27, a implantação de uma nova Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) em Gravataí, com investimento previsto de R$ 1 milhão. A obra integra o plano de modernização do sistema de esgotamento sanitário do município e prevê a instalação de 1,2 quilômetro de rede, que fará o transporte dos resíduos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Freeway. Com o avanço das obras, a atual ETE Moradas do Vale será desativada nos próximos meses.

O projeto aproveita parte da rede já existente, redirecionando o esgoto para o novo sistema, que passa a concentrar o tratamento na ETE Freeway. As frentes de trabalho ocorrerão de forma gradativa na Avenida Anita Garibaldi e nas ruas Das Trilhas, Água Turquesa e Leonel de Vargas. O prazo estimado para conclusão é de 45 dias, sujeito a variações conforme as condições climáticas.

O prefeito Luiz Zaffalon destacou os benefícios diretos para a população e o desenvolvimento urbano.

“Essa obra é um passo decisivo para modernizar nossa infraestrutura de saneamento, reduzir impactos como odores e ruídos em áreas residenciais e preparar a cidade para crescer com mais saúde e sustentabilidade. É uma parceria importante com a Corsan e a Metrosul que traz eficiência ao sistema e respeito à comunidade.”

Segundo a equipe técnica da Corsan, a ETE Freeway conta com tecnologia mais moderna e está localizada em área estratégica, afastada de regiões residenciais.

“Este é um grande investimento que a Companhia está fazendo em Gravataí, para dar maior eficiência ao sistema de esgotamento sanitário. A desativação da ETE Moradas do Vale vai minimizar os atuais desconfortos relatados pela comunidade local, como eventuais odores e ruídos que podem ocorrer durante o processo de tratamento”, explicou o gerente de operações da Corsan, Claudemir Braga Alegre.

 

 

 

 

Foto: Divulgação

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img