Meteorologia alerta para formação de novo El Niño no segundo semestre de 2026

Especialistas e autoridades brasileiras acompanham com atenção a possível formação de um novo episódio do fenômeno El Niño a partir de junho de 2026. Segundo a atualização mais recente do Climate Prediction Center, órgão vinculado à Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), há 62% de probabilidade de o fenômeno se manifestar entre os meses de junho e agosto, persistindo até o final do ano.

Foco de preocupação na Região Sul

O alerta ganha contornos mais rigorosos no Rio Grande do Sul. Meteorologistas identificaram semelhanças entre o cenário atmosférico atual e o padrão observado antes das enchentes históricas de 2024. Historicamente, o El Niño favorece a formação de corredores de umidade e a passagem de frentes frias mais frequentes sobre o Sul do país, o que eleva consideravelmente o potencial para episódios de chuva persistente e volumosa.

Transição e Intensidade

Até fevereiro de 2026, o cenário era de influência do fenômeno La Niña. A expectativa técnica é de uma transição para a neutralidade climática no próximo mês, servindo como ponte para a chegada do El Niño. Embora a intensidade do fenômeno ainda seja tratada com cautela, os modelos indicam que ele pode atingir força máxima entre os meses de outubro e dezembro.

Cautela e Monitoramento

Apesar das semelhanças com anos anteriores, técnicos ressaltam que as projeções atuais não significam, de forma automática, a repetição de tragédias climáticas passadas. O objetivo do alerta é permitir que órgãos de defesa civil e o setor produtivo iniciem protocolos de monitoramento e mitigação de riscos diante da tendência de temperaturas acima da média e precipitações superiores ao normal.

spot_img
Leilane Beck
Leilane Beckhttp://pensereal.com
Entre a ficção e a realidade, meu compromisso é traduzir o tempo em palavras com sensibilidade, crítica e verdade.
- Conteúdo Pago -spot_img