Mais de 19 mil pessoas foram afetadas pelo forte temporal no RS, diz Defesa Civil

Subiu para 19.666 mil pessoas o número de afetados pelo temporal com fortes ventos e granizo que atingiu o Rio Grande do Sul na segunda-feira (15). Conforme a Defesa Civil estadual, em boletim divulgado às 10h desta quarta-feira (17), moradores de 15 cidades sofrem com os estragos causados pela chuva.

Em Farroupilha, na Serra, oito pessoas estão desabrigadas, ou seja, precisaram ser acolhidas em um abrigo. Duas casas foram atingidas por destroços de obra e as famílias foram encaminhadas a um hotel.

Em Canoas, 6.960 famílias tiveram sérios problemas com o temporal. O vento superou os 120 km/h, conforme medição feita na Base Aérea. Aproximadamente mil casas foram destelhadas. Uma loja de móveis teve suas vitrines quebradas e móveis arrastados para a rua. Uma mesa foi parar na rede elétrica. A prefeitura decretou situação de emergêcia, com vigor de 180 dias e está doando telhas para aqueles que precisam. Para isso, é necessário comparecer a uma das 5 sub-prefeituras com um documento com foto e CPF para o cadastro. A entrega das telhas será feira pela Defesa Civil. Equipes trabalhavam para a liberação de ruas e avenidas bloqueadas por árvores, fios e postes.

Em Cachoeirinha, o teto de uma empresa foi levado pelo vento. A Avenida Frederico Ritter, uma das principais da cidade, teve 12 postes de concreto derrubados, além de uma torre de transmissão que ficou retorcida. Árvores caíram sobre casas e a fiação elétrica.

Em Gravataí, um poste de energia elétrica foi arrancado pela força do vento e ficou com a fiação exposta.

E, em Porto Alegre, Daner Hernandez Silva, de 45 anos, morreu após ser arrastado por mais de 12 km pela força da água. O corpo foi sepultado na manhã desta segunda. Em Charqueadas, uma pessoa teve ferimentos leves.

Veja a lista das cidades afetadas:

  • Tramandaí: 120
  • Mariana Pimentel: 8
  • Nova Santa Rita: 64
  • Charqueadas: 2.640
  • São Jerônimo: 80
  • Pareci Novo: 4
  • Farroupilha: 8
  • Rio Pardo: 8 mil
  • Paverama: 40
  • General Câmara: 8
  • Canoas: 6.960
  • Garruchos: 208
  • Porto Alegre: 460
  • Gravataí: 1 mil
  • Eldorado do Sul: 48

A CEEE Equatorial informou que são 4,6 mil clientes atingidos. Desses clientes, 2 mil ainda estão pendentes de atendimento em função do evento ocorrido. A área mais atingida é o Litoral Norte (1,6 mil), e os esforços para recomposição estão focados, principalmente, em Tramandaí, que ainda possui 550 clientes pendentes.

Já a RGE contabiliza 94 mil clientes sem energia elétrica, com maior concentração nas cidades de Canoas (cerca de 57 mil clientes) e Gravataí (cerca de 23 mil clientes). O conserto dos estragos já normalizou o fornecimento de energia para cerca de 64% dos clientes afetados.
spot_img

Publicidade

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Conteúdo Pago -spot_img

Publicidade