O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instruiu seus ministros a não divulgarem publicamente qualquer projeto ou política pública sem antes passar pela Casa Civil, liderada pelo ministro Rui Costa. Lula acredita que a unidade e coesão do governo dependem da transformação das propostas de cada pasta em propostas de governo.
Em uma reunião ampliada nesta terça-feira (14), o presidente liderou os ministros da área social, como Saúde, Mulheres e Previdência Social. Na semana passada, Lula se reuniu com os ministros da área de infraestrutura para discutir o novo plano de investimentos do governo federal e apresentação dos planos das pastas para os próximos anos.
Lula ressaltou que, na área da educação, houve avanços, como o aumento do valor repassado pelo governo federal para custear a merenda escolar na rede pública de ensino. O governo espera investir R$ 5,5 bilhões no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) neste ano, um aumento de cerca de R$ 1,5 bilhão em relação ao orçamento anterior.
Lula também espera anunciar em breve o programa de escola em tempo integral, mas ressaltou a necessidade de melhorar a infraestrutura das escolas e ampliar os espaços para que a nova modalidade seja implementada com qualidade.
Além disso, o presidente reiterou a importância de aprimorar o Cadastro Único para definir as pessoas que têm direito a receber o Bolsa Família. O governo está adotando ações de revisão cadastral para identificar pessoas em situação de vulnerabilidade social em parceria com as prefeituras.