Parceria entre o Lions Clube e a Prefeitura de Gravataí garante inclusão, melhora na aprendizagem e mais qualidade de vida para estudantes da rede municipal
Considerada essencial no dia a dia, a saúde da visão é também um dos pilares para o bom desempenho escolar. Foi pensando nisso que, nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Lions Clube de Gravataí realizou a doação de óculos de grau para 37 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Conquista. A iniciativa contribui diretamente para a inclusão e o desenvolvimento educacional dos estudantes, garantindo mais qualidade de vida e melhores condições de aprendizado.
“Essa parceria é extremamente necessária para a visão dos nossos alunos. Somos muito gratos. Que isso possa servir como exemplo para aqueles que também queiram contribuir com as escolas da cidade”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
Neste ano, uma ação semelhante foi realizada na Emef Santa Madalena, beneficiando cerca de 30 alunos.
Parceria que transforma vidas
De acordo com o presidente do Lions Clube de Gravataí, Oracides Garbini, o projeto atende escolas e comunidades que necessitam de apoio nessa área.
“Um aluno que não enxerga bem pode não ter o aprendizado considerado suficiente. Nosso objetivo é continuar levando essa iniciativa adiante, fazendo com que mais alunos tenham condições de ver melhor”, afirmou.
Fundado em 1917, o Lions Club International possui mais de 1,4 milhão de associados em 48 mil clubes ao redor do mundo, promovendo ações de voluntariado e cidadania.
Uma das alunas beneficiadas, Julia Beatriz, de 11 anos, comemorou a conquista:
“Agora consigo enxergar melhor. Não tinha óculos antes, então tenho certeza de que isso vai me ajudar também no meu dia a dia.”
A diretora da Emef Nova Conquista, Mara Denise Narciso, destacou que o impacto vai além da visão:
“Alguns alunos tinham dificuldades de aprendizagem porque não enxergavam bem. Essa realidade agora será diferente e vai refletir diretamente no desempenho escolar.”
Além dos estudantes, cinco funcionários da escola também receberam os óculos de grau.
Como a ação foi realizada
O projeto teve início com uma triagem feita pela escola, identificando alunos com possíveis dificuldades visuais. Aqueles com necessidade de avaliação foram encaminhados para consultas oftalmológicas especializadas, oferecidas gratuitamente pelo Lions Clube de Gravataí.
Os alunos com indicação médica receberam os óculos sem custos, reforçando o compromisso da entidade com a inclusão social e a educação pública de qualidade.
De acordo com o Lions Clube, a expectativa é ampliar o projeto para outras escolas do município nos próximos anos.
Foto: Gabriel Muniz