As palavras têm um grande poder na vida do ser humano, especialmente se ele vive alguma dificuldade.
Por exemplo, é muito importante falar coisas positivas para um dependente químico. Dizer que o adicto “vai morrer nas drogas” ou que ele “nunca será nada” não o fará sair do vício.
O dependente precisa notar que ele é amado e que existem pessoas que se importam com ele, especialmente se ele já estiver em processo de recuperação.
Procure apoiar o dependente durante seu processo de abstinência, pois, após o fim dessa fase complicada, há grandes chances dele se recuperar. Apesar de ser um processo trabalhoso, vencer o vício é totalmente possível.
Ao lidar com o dependente químico, é interessante lhe mostrar o seu valor como ser humano. É preciso motivá-lo e falar para ele que seus erros não precisam definir o resto de sua vida. É totalmente possível vencer o vício, basta ter foco e determinação.
O processo de reabilitação é muito complicado para um dependente químico. Por conta disso, é preciso motivá-lo para que ele supere essa doença.
Como foi dito no primeiro item, o dependente tem muito mais valor do que a droga, portanto, ele não precisa deixar o vício destruir a sua vida.
Palavra de Deus para dependentes químicos
Apenas um versículo da Bíblia já é o suficiente para fazer uma pequena mensagem de reflexões sobre vícios.
A Palavra de Deus diz, em João 3:16, o seguinte: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Quando a bíblia diz “Filho Unigênito”, está se referindo a Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade de seus próprios pecados. Isso significa que Deus estima tanto as pessoas que sacrificou seu filho para que vidas pecadoras pudessem ser salvas. Isso quer dizer que Deus ama a todos, inclusive os viciados.
Em outras palavras, Deus não sacrificou o filho dele para que as pessoas morram por causa de seus vícios. Pelo contrário, ao receber o amor de Jesus, os adictos podem renovar suas vidas e saírem do caminho das drogas.
Não é da vontade de Deus que uma pessoa se destrua e seja escravizada pela adicção. Deus quer que seus filhos tenham uma vida saudável, plena e sem perder a fé em seu Criador. Obviamente, o Senhor também quer que as pessoas tenham uma vida ética, sem prejudicar o seu próximo.
Por mais que a vida seja problemática, é muito melhor orar a Deus e pedir ajuda nos momentos difíceis, do que recorrer ao álcool e as drogas. Com certeza, esse não é o plano do Senhor para vida de nenhum ser humano.
Deus criou-nos para a liberdade em Cristo. Desde o princípio da criação, Ele ordenou que o homem dominasse sobre as plantas, animais e tudo que há na face da terra. Infelizmente, com a queda e a chegada do pecado, o ser humano tem se deixado escravizar por todo tipo de vícios e compulsões.
As drogas são uma das estratégias do Maligno para matar, roubar e destruir vidas, famílias e sonhos. As substâncias ilícitas (naturais ou sintéticas), mesmo as mais comuns e permitidas como álcool e cigarros, podem atuar no organismo como estimulantes, ou perturbativos/alucinógenos ou como calmantes, e causam grave dependência em seus usuários. Somada à essa obediência maligna, estarão associados outros problemas como violência, abuso, abandono, solidão e vazio espiritual.
Não se deixe vencer pelo mal… As drogas aprisionam num nível fisiológico, psicológico e espiritual. A Bíblia porém nos mostra que há uma saída: em Jesus Cristo podemos ser libertos de todo tipo de dependência. Ele quer que você esteja sóbrio, seja alguém autêntico e livre. E alcançamos a verdadeira liberdade quando servimos ao Filho unigênito de Deus, Jesus Cristo.
Só conseguimos abandonar definitivamente o vício quando permitimos humildemente que Deus seja Senhor das nossas vidas. A falsa sensação de liberdade que se consegue nas drogas não se compara à verdadeira alegria e paz que se encontram em Deus.
A Palavra de Deus tem poder para libertar o espírito, a mente e o coração daquele que crê no Senhor de verdade. Quando trocamos a nossa vontade pela vontade de Deus, deixamos de ser controlados pelos nossos impulsos e desejos ruins e passamos a ser guiados pelo Espírito de Deus.
Busque ajuda! Com Deus você pode sair dessa! Não se trata de algo automático, mas de um processo, uma caminhada diária com Jesus e com sua Palavra. Procure sua família e alguma igreja cristã e peça apoio. É importante ter pessoas ao seu lado nessa caminhada. Além disso, será necessário tempo para o organismo se desintoxicar e se reabilitar novamente.
É certo que, se buscar com fé e de todo coração, Deus te dará condições para deixar o vício e te ajudará a se reerguer… Confie nele e busque conhecê-Lo através da Bíblia. Ao conhecer a Verdade, você descobrirá a liberdade em Cristo, que te libertará de todo tipo de droga e vícios.
Nota: você poderá precisar de ajuda profissional nessa caminhada para ficar livre das drogas. Deus também usa profissionais de saúde para lhe libertar, isso não é falta de fé.
Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.
João 8:36