spot_img

Itapema pode mudar de nome com proposta aprovada na Câmara; entenda a polêmica

Uma proposta que partiu do Legislativo sugere que a prefeitura de Itapema faça estudos para mudar o nome da cidade. A indicação, apresentada pela vereadora Beth Rocha (PSD), fala em rebatizar o município como “Balneário Itapema”.

Na justificativa, a parlamentar diz que a cidade tem potencial turístico e construtivo que a colocam no patamar de “balneário”. A ideia é “colar” ao nome a indicação de que se trata de uma praia badalada e com alta valorização imobiliária, que compete com a vizinha Balneário Camboriú.

Se a proposta vingar, Itapema seguirá o exemplo de Balneário Piçarras, que mudou de nome após um plebiscito, em 2005. Até então, a cidade se chamava apenas Piçarras.

A ideia de mudar o nome de Itapema, no entanto, encontra resistência. Desde que a aprovação da indicação foi divulgada, tem dividido opiniões nas redes sociais.

Embora o nome “Balneário” possa funcionar como “marca” para Itapema, os dados do turismo em SC mostram que a denominação não é fator determinante para atrair turistas e investidores. Na lista das cidades que mais recebem visitantes no Estado estão, por exemplo, Florianópolis e Bombinhas, que não têm balneário no nome.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img