Pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América 2025, o Palmeiras teve uma de suas piores atuações nos últimos anos e perdeu por 3×0 para a Liga Deportiva Universitária (LDU), no estádio Casablanca, em Quito. Com dois gols do boliviano Gabriel Villamil e um do argentino Joel Azulgaray, o time equatoriano leva uma boa vantagem para o jogo de volta, na próxima quinta, na casa palmeirense.
A Liga de Quito, da mesma forma que nos jogos eliminatórios anteriores em que foi mandante, contra Botafogo e São Paulo, começou com amplo domínio e aporoveitou o fator local. Antes do primeiro gol, em pelo menos duas oportunidades, o goleiro Carlos Miguel precisou fazer duas defesas difíceis. Aos 16 minutos, em uma falha do lateral-direito Khellven, a Liga de Quito iniciou a jogada do gol de Villamil.
Seguiu o domínio da LDU e, aos 27, em um pênalti duvidoso, Azulgaray converte e marca o segundo gol. O Palmeiras, amplamente dominado, só teve uma chance com Vitor Roque, dos poucos nomes lúcidos em campo. Nos acréscimos do primeiro tempo, Villamil marca o terceiro dos time da casa e amplia a vantagem no confronto.
O Verdão, mesmo com as substituições de Khellen e Raphael Veiga – em má-fase técnica – , por Giay e Sosa, apresenta leve melhora, mas sem levar tanto perigo ao gol de Domínguez, consagrado goleiro do time quitenho. As tentativas com Allan, Bruno Rodrigues e Jefté, nos lugares de Emiliano Martínez, Vitor Roque e Felipe Anderson, igualmente, não surtiram o efeito que Abel Ferreira imaginava, após os erros na escalação inicial.
Com o amplo resultado, o time equatoriano tem a vantagem de perder por até dois gols de diferença, que garantiria a classificação. Para o Palmeiras, é buscar uma vitória por, no mínimo, três gols de diferença, para forçara disputa por pênaltis. Com um resultado mais elástico, o Alviverde busca uma noite épica para voltar à final da Libertadores após quatro anos.
O próximo jogo do Palmeiras é pelo Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, contra o Cruzeiro, no domingo, às 20h30. Defende a liderança, disputada ponto a ponto com o Flamengo.



