O Internacional até saiu na frente, mas cedeu a virada para o River Plate e foi derrotado por 2 a 1 nesta terça-feira (1) no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América 2023.
Na primeira metade da partida, após sofrer a pressão inicial dos donos da casa, o colorado de Eduardo Coudet equilibrou as ações com boas atuações de Johnny e Aránguiz no setor de meio campo.
Enner Valencia parece ter se achado no time e jogando mais à vontade foi o homem mais perigoso do Inter na primeira etapa, quase marcando um golaço de bicicleta aos 25 minutos de jogo.
No último lance do primeiro tempo, após cobrança de falta de Alan Patrick, o atacante equatoriano marcou de cabeça seu primeiro gol pelo Internacional. O colorado pulava na frente e ia mais tranquilo para o intervalo.
Na segunda etapa as coisas mudaram, os donos da casa intensificaram a pressão. A entrada de Pablo Solari foi crucial para o destino da partida. O camisa 36 marcou o gol de empate depois de um minuto em campo após uma bola perdida de Wanderson seguida de um carrinho no vazio de Renê. O próprio Solari virou o jogo para o River Plate furando a linha defensiva colorada que estava adiantada para sair na cara do goleiro Rochet, que se destacou com defesas importantes e impediu um placar mais elástico a favor dos argentinos.
As mexidas de Coudet não surtiram efeito e o colorado esteve mais perto de tomar o terceiro do que de empatar o jogo.
Nas próxima terça-feira (8) as duas equipes voltam a medir forças, dessa vez no Beira Rio. O Internacional precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. Vitória simples leva ao desespero dos pênaltis.
River Plate 2×1 Internacional
Jogo de ida das oitavas de final da Libertadores da América
Data e hora: 01/08/2023 – 21:00
Local: Estádio Monumental de Núñez – Buenos Aires, Argentina
Árbitro: Jesús Valenzuela
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno
VAR: Juan Lara
Cartões amarelos: Nacho Fernández, González Pirez (RIV); Bustos, Mercado, Aránguiz, Johnny, Pedro Henrique (INT)
Gols: Enner Valencia (INT) 46′ 1T; Solari (RIV), aos 19′ 2T e aos 34′ 2T
River Plate: Armani; Casco, González Pirez, Paulo Díaz e Enzo Díaz; Pérez (Solari), Aliendro, Nacho Fernández (Palavecino) e De La Cruz (Santiago Simón); Barco e Beltrán (Matías Suárez). Técnico: Martín Demichelis.
Internacional: Rochet; Bustos (Igor Gomes), Mercado, Vitão e Renê; Johnny, Aránguiz (Rômulo), De Peña, Alan Patrick (Pedro Henrique) e Wanderson (Campanharo); Enner Valencia (Luiz Adriano). Técnico: Eduardo Coudet.
Foto: Ricardo Duarte/Internacional