Cuiabá e Internacional protagonizaram um confronto decisivo para eliminar definitivamente os riscos de rebaixamento e, de quebra, se aproximarem de uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024. Apesar de atuar na Arena Pantanal, a equipe gaúcha saiu vitoriosa por 2 a 0, com Enner Valencia e Pedro Henrique marcando os gols no segundo tempo, consolidando uma posição mais segura na classificação.
Com esse desfecho, o Internacional ascendeu à nona posição, somando 49 pontos e ultrapassando o próprio Cuiabá, agora décimo colocado com 48 pontos. Além disso, a série invicta de quatro jogos do time mato-grossense chegou ao fim.
O primeiro tempo da partida foi bastante movimentado, com oportunidades claras para ambos os lados. Aos 20 minutos, Matheus Alexandre proporcionou um cruzamento preciso para Clayson, que cabeceou com firmeza, passando raspando no bom lance do Cuiabá. Aos 27, Raniele arriscou um chute potente de fora da área, exigindo uma grande defesa de Rochet para salvar o Internacional.
A melhor chance de gol na primeira etapa, no entanto, ficou com o Internacional. Aos 37, Alan Patrick cruzou para a entrada da área, e Bustos finalizou com força, mas mandou por cima do gol. O intervalo chegou com o placar zerado.
No segundo tempo, o Internacional quebrou o impasse aos seis minutos. Wanderson fez um lançamento primoroso para Enner Valencia na área. O atacante dominou no peito e finalizou com maestria por cima do goleiro Walter, que nada pôde fazer.
Logo em seguida, o Cuiabá teve uma oportunidade de assustar com Jonathan Cafú, após um cruzamento de Rikelme, mas o atacante esticou-se demais e mandou a bola para fora. A partir desse momento, o Internacional assumiu o controle da partida e, nos minutos finais, ampliou a vantagem. Aos 43, Maurício cobrou falta na área, e Pedro Henrique chegou para empurrar a bola de carrinho, garantindo a vitória por 2 a 0.
Ambas as equipes retornarão ao campo no próximo final de semana para a 37ª e penúltima rodada do Brasileirão. No sábado (02), o Internacional enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, às 18h. Já no domingo (03), o Cuiabá encarará o Flamengo no Maracanã, às 16h.
Cuiabá 0x2 Internacional
36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 29/11/2023 – 20:00
Local: Arena Pantanal, Cuiabá – MT
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Vanderson Antônio Zanotti
VAR: Charly Wendy Straub Deretti
Cartões amarelos: Filipe Augusto, Matheus Alexandre e Raniele (CUI); Johnny e Pedro Henrique (INT)
Gols: Enner Valencia (6′ 2T) e Pedro Henrique (43′ 2T)
Cuiabá: Walter; Marllon, Allyson e Alan Empereur; Matheus Alexandre (Fernando Sobral), Raniele (Filipe Augusto), Denilson e Rikelme (PK); Jonathan Cafu (Isidro Pitta), Deyverson e Clayson (Derik Lacerda). Técnico: António Oliveira.
Internacional: Rochet; Bustos, Igor Gomes, Mercado e Renê (De Pena); Johnny (Campanharo), Aránguiz, Maurício e Wanderson (Nico Hernández); Alan Patrick (Bruno Henrique) e Enner Valencia (Pedro Henrique). Técnico: Eduardo Coudet.
Foto: Ricardo Duarte