O Internacional saiu vitorioso no confronto com o Corinthians, triunfando por 2 a 1, em uma partida realizada na noite do último sábado (2), na Neo Química Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do time gaúcho foram anotados por Maurício e Wanderson, enquanto Romero descontou para o Timão.
O jogo ficou marcado pela despedida de Fábio Santos, que encerrou sua carreira aos 38 anos. O lateral-esquerdo recebeu homenagens prévias ao aquecimento e deixou o campo durante a segunda etapa.
No primeiro tempo, o Internacional dominou as ações, abrindo o placar com Maurício e mostrando superioridade. O Corinthians teve pouca criatividade na fase inicial do jogo.
No segundo tempo, o Corinthians apresentou uma melhora significativa, conseguindo o empate com Romero, mas logo em seguida sofreu o revés com o gol de Wanderson. O time paulista reclamou de um toque de braço de Enner Valencia no lance, porém, a arbitragem validou o gol.
Com essa vitória, o Internacional assegurou sua posição já consolidada na Sul-Americana, enquanto o Corinthians aguarda os desfechos dos outros jogos da rodada para avaliar suas chances matemáticas de evitar o rebaixamento. Atualmente, o Internacional ocupa a nona posição com 52 pontos, enquanto o Corinthians está na 13ª colocação, somando 47 pontos.
Na última rodada, o Corinthians enfrentará o Coritiba fora de casa, enquanto o Internacional receberá o Botafogo. Ambos os confrontos estão programados para a quarta-feira.
Destacando a superioridade do Internacional no primeiro tempo, a equipe colorada demonstrou organização em campo, controlando a posse de bola e criando oportunidades contra a defesa do Corinthians, que, por sua vez, se limitou a assustar em cruzamentos.
Após ameaçar em alguns lances, o Internacional abriu o placar aos 35 minutos com um belo chute de Mauricio, após cruzamento de Bustos. Mesmo com a vantagem, o Corinthians não conseguiu impor sua presença nos minutos finais.
O Corinthians, com duas substituições feitas por Mano Menezes no intervalo, apresentou melhorias no segundo tempo. Matheus Araújo, aos 12 minutos, iniciou a jogada que resultou no gol de Romero, igualando o marcador.
No entanto, o Internacional retomou a vantagem no placar aos 20 minutos, com Wanderson aproveitando a sobra após um chute de Enner Valencia que desviou em Gil. O Corinthians contestou um possível toque de braço de Valencia, mas o gol foi validado pela arbitragem.
Apesar das tentativas do Corinthians nos minutos finais, o Colorado, que teve um gol anulado por impedimento de Enner Valencia, segurou a vitória. O clima ficou tenso com a expulsão de Lucas Veríssimo, e, no final, Wesley brilhou em uma jogada, mas o goleiro Rochet fez uma defesaça para garantir o resultado.
Corinthians 1×2 Internacional
37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 02/12/2023 – 18:00
Local: Neo Química Arena, São Paulo -SP
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Luis Carlos de França
VAR: Daniel Victor Costa Silva
Cartões amarelos: Gil e Moscardo (COR); Igor Gomes (INT)
Cartões vermelhos: Lucas Veríssimo (COR)
Gols: Maurício (34′ 1T); Romero (12′ 2T) e Wanderson (20′ 2T)
Corinthians: Cássio, Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo, Maycon (Felipe Augusto), Giuliano (Matheus Araújo) e Renato Augusto (Pedro); Giovane (Wesley) e Romero. Técnico: Mano Menezes.
Internacional: Rochet, Bustos, igor Gomes, Mercado e Renê; Aránguiz (Thauan Lara), Bruno Henrique (Campanharo), Maurício e Alan Patrick (Gabriel); Wanderson (De Pena) e Enner Valencia (Luiz Adriano). Técnico: Eduardo Coudet.
Foto: Renato Gizzi