Na noite gelada deste domingo (1), com termômetros marcando 9ºC e apenas 13 mil torcedores nas arquibancadas do Beira-Rio, o Internacional foi derrotado por 2 a 0 pelo Fluminense, em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão. Longe do ritmo intenso mostrado na Libertadores, o time de Roger Machado teve mais uma atuação apática e pouco inspirada.
Com o revés, o Colorado estaciona nos 11 pontos em 11 jogos e ocupa a 14ª colocação na tabela, a apenas um ponto da zona de rebaixamento. Agora, o time tem um intervalo na tabela devido à data FIFA e volta a campo apenas no dia 12 de junho, quando enfrenta o Atlético Mineiro fora de casa. Já nesta segunda-feira (2), as atenções se voltam para os sorteios das oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.
Roger Machado fez apenas duas alterações em relação ao time que venceu o Bahia no meio da semana. Bernabei, lesionado, deu lugar a Ramon na lateral esquerda, enquanto Vitinho voltou ao time titular pela ponta direita, deslocando Wesley para a esquerda. Gustavo Prado voltou ao banco.
A partida começou morna, em ritmo lento, com ambas as equipes trocando passes e evitando riscos. A primeira chegada perigosa veio aos 13 minutos. Samuel Xavier encontrou Serna às costas de Aguirre, o atacante ganhou na velocidade e bateu no canto para vencer Anthoni: 1×0 para o Fluminense.
Dois minutos depois, Fernando sentiu lesão após uma dividida e, mesmo tentando retornar ao jogo, teve de ser substituído por Thiago Maia após cinco minutos.
O Inter só finalizou aos 24 minutos, quando Wesley fez boa jogada individual pela esquerda e bateu para fora. Aos 29, o Colorado finalmente criou uma chance real. Alan Patrick tentou pela meia, a bola sobrou para Ramon, que cruzou. Vitinho ajeitou de cabeça e Bruno Henrique tentou uma bicicleta, mas foi desarmado. No rebote, Alan Patrick girou e bateu nas mãos de Fábio.
O primeiro tempo terminou sem novas emoções, com o time gaúcho sendo vaiado ao sair de campo.
No intervalo, Roger foi obrigado a mexer de novo. Borré, com dores no quadril, deu lugar a Gustavo Prado, com Wesley sendo centralizado no ataque.
Aos 6 minutos da etapa final, mais um problema físico: Vitinho levou a pior em dividida com Martinelli e sentiu o braço já operado. Bruno Tabata entrou em seu lugar.
Aos 10, o Fluminense voltou a assustar. Arias cruzou da direita, Juninho afastou parcialmente e Nonato pegou o rebote. O chute cruzado exigiu boa defesa de Anthoni.
A resposta colorada veio aos 13. Em jogada que começou com lançamento de Anthoni, Tabata acionou Wesley, que arriscou da entrada da área — a bola passou rente à trave. Dois minutos depois, Alan Patrick cobrou falta na área, Wesley subiu mais que a zaga e cabeceou para grande defesa de Fábio.
Aos 23, Roger fez a última substituição. Tirou Bruno Henrique e colocou Lucca em campo, tentando dar mais força ofensiva.
O Inter melhorou e quase empatou aos 27. Aguirre ganhou na linha de fundo e cruzou, a bola desviou na zaga e saiu próxima à trave. Aos 29, foi Juninho quem levou perigo ao cabecear para fora após novo cruzamento de Aguirre. Aos 31, Alan Patrick cobrou escanteio no primeiro poste, Juninho desviou e a bola não entrou por centímetros. Tabata tentou novamente aos 34, em chute da entrada da área, mas Fábio defendeu firme.
A esperança de reação terminou aos 37. Paulo Baya, recém-ingressado na partida, teve liberdade para avançar e arriscou de fora da área. O chute não tinha força, mas Anthoni falhou feio, deixando a bola escapar entre os braços e decretando o 2×0 para o Fluminense.
Debaixo de vaias e com semblantes abatidos, os jogadores do Inter deixaram o campo na fria noite de Porto Alegre.
Internacional 0X2 Fluminense
11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 01/06/2025 – 20:30
Local: Estádio Beira Rio, Porto Alegre-RS
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Cartões amarelos: Alan Patrick (INT).
Gols: Serna ( FLU 13′ 1T) e Paulo Baya (FLU 37′ 2T)
Internacional: Anthoni, Aguirre, Vitão, Juninho e Ramon; Fernando (Thiago Maia), Bruno Henrique (Lucca), Wesley, Vitinho (Bruno Tabata) e Alan Patrick; Borré (Gustavo Prado). Técnico: Roger Machado.
Fluminense: Fabio, Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Freytes, Renê, Thiago Santos (Lima), Martinelli (Ignacio), Nonato, John Arias e Serna (Paulo Baya); Everaldo (Ganso). Técnico: Renato Portaluppi.
Foto: Ricardo Duarte