Dezesseis jogos. Essa foi a sequência invicta do Internacional no Brasileirão até o fatídico encontro com o Flamengo, neste domingo (1), no Maracanã. Sob o sol do Rio de Janeiro, o Colorado viu sua última esperança de conquistar o título evaporar com a derrota por 3 a 2 para o Rubro-Negro, em um jogo marcado por intensidade, e emoção.
Assim como em 2021, quando foi ultrapassado pelo Flamengo na reta final, o Inter novamente encontrou seu algoz no time carioca. Desta vez, porém, sem chances de recuperação: com 65 pontos, a equipe ficou oito atrás do líder Botafogo, com apenas seis pontos ainda em disputa.
O primeiro tempo trouxe um choque para os colorados. Após um início equilibrado, o Flamengo desferiu três ataques devastadores entre os 28 e os 40 minutos. Léo Ortiz abriu o placar de cabeça, em lance semelhante ao gol sofrido pelo Inter contra o Bragantino. Pouco depois, Michael aproveitou o rebote de uma cabeçada de Plata na trave e ampliou. Antes do intervalo, o atacante voltou a balançar as redes em um chute forte, após jogada de Wesley, consolidando o 3 a 0.
O Inter, atordoado, precisou reorganizar-se na segunda etapa. Roger Machado manteve a formação inicial, mas conseguiu trazer o time de volta ao jogo.
O Colorado começou o segundo tempo com uma postura mais agressiva e marcou dois gols em menos de 20 minutos. Wesley descontou aos 9 minutos, em chute forte da entrada da área. Aos 16, Valencia diminuiu a diferença com uma cabeçada precisa após cruzamento de Bernabei.
O empate esteve próximo. Aos 32, Valencia teve a chance de igualar o placar, mas parou em Rossi, destaque do Flamengo no jogo. ainda contou com um pouco de sorte no chute de Rogel que acabou indo para fora, Apesar da pressão, o Inter não conseguiu evitar a derrota e acabou com a sequencia de 16 jogos sem perder no campeonato.
Com o resultado, o Internacional caiu para a quarta posição, superado pelo Flamengo, que agora soma 66 pontos.
Apesar da frustração pelo adeus ao título, o Inter já garantiu matematicamente uma vaga direta na Libertadores de 2025, e na próxima rodada o Internacional enfrenta o Botafogo no Beira-Rio, onde o time carioca pode se tornar campeão em caso de vitória diante do colorado. Já o Flamengo enfrenta o Criciúma em Santa Catarina desesperado para evitar o rebaixamento.
Colaborou Matheus Alves Fontana
Flamengo 3×2 Internacional
36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 01/12/2024 – 16:00
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Francisco Chaves Bezerra Júnior
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: De La Cruz e Gerson (FLA); Wesley e Fernando (INT)
Gols : Léo Ortiz (FLA 28′ 1T), Michael (FLA 36′ e 40′ 1T), Wesley (INT 10′ 2T) e Enner Valencia ( INT 18′ 2T)
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira (Fabrício Bruno) e Alex Sandro; Evertton Araújo, De La Cruz (Alcaraz) e Gerson; Bruno Henrique (Gabi), Michael e Plata (Varela). Técnico: Filipe Luís.
Internacional: Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Vitão (Clayton) e Bernabei; Fernando (Bruno Henrique), Bruno Tabata (Gabriel Carvalho), Thiago Maia (Rômulo) e Wesley (Wanderson); Alan Patrick e Enner Valencia. Técnico: Roger Machado.
Foto : Ricardo Duarte