Na tarde do último sábado (19), o Internacional venceu o quarto clássico seguido e conseguiu os 100% de aproveitamento diante do maior rival no ano de 2024. Em três jogos, o colorado somou três vitórias diante do tricolor.
O jogo teve dois personagens principais. O treinador Roger Machado, que a diretoria gremista tentou diminuir ao longo da semana, e o centroavante colombiano Borré, algoz do tricolor em 2018, que fez o tento que selou o triunfo colorado.
O clássico começou equilibrado, com os visitantes marcando alto e criando dificuldades para a transição de bola do time de Roger Machado. Os visitantes tiveram a posse de bola nos primeiros 15 minutos, mas não conseguiram traduzir isso em chances reais de gol, com apenas uma finalização no período. Aos 5 minutos, Aravena fez boa jogada individual pela esquerda, driblou Bruno Gomes e finalizou, mas Sergio Rochet, atento, fez a defesa sem dificuldades.
A partir desse momento, só deu Inter. A equipe da casa criou as melhores oportunidades, principalmente com Wesley, que assustou a defesa gremista em mais de uma ocasião, forçando Marchesín a fazer boas defesas. No entanto, mesmo com o domínio das ações, o placar permaneceu inalterado até o intervalo, refletindo um 0 a 0 que não fazia jus à superioridade colorada.
O gol que definiu o clássico veio em uma jogada trabalhada a tabela entre Alan Patrick e Bruno Tabata, onde o camisa 10 colorado acha Bernabei na entrada da área, que chuta e com o desvio de Rafael Borré o Inter faz o seu gol e garante a vitória.
Após o gol, o adversário tentou empatar, criando chances com Arezo e Diego Costa, entretanto a pontaria tricolor não estava ajustada e o marcador não mudou até o apito final.
A terceira vitória sobre o rival no ano leva time de Roger ao G6 do Brasileirão, com a marca de 10 jogos consecutivos sem derrota. O Inter agora soma 49 pontos, ainda com um jogo a menos, e vê sua posição no grupo de classificação para a Libertadores consolidada.
Para manter a boa fase, o colorado agora terá uma semana de trabalho para no próximo sábado (26) ir a Belo Horizonte para jogar contra o Atlético Mineiro pela 31ª rodada da competição nacional.
Colaborou Matheus Alves Fontana
Internacional 1×0 Grêmio
30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 19/10/2024 – 16:00
Local: Estádio Beira Rio, Porto Alegre-RS
Árbitro: Bruno Arleu De Araujo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Luiz Claudio Regazone
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira
Cartões amarelos: Bernabei (INT); Dodi, Rodrigo Ely e Diego Costa (GRE)
Gols: Borré (INT 21′ 2T)
Internacional: Rochet; Bruno Gomes, Clayton Sampaio, Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando), Bruno Henrique (Gustavo Prado), Gabriel Carvalho (Bruno Tabata), Alan Patrick e Wesley (Luis Otávio); Borré (Enner Valencia).Técnico: Roger Machado.
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Rodrigo Ely e Mayk; Dodi (Pepê), Villasanti, Edenílson (Soteldo) e Cristaldo (Monsalve); Aravena (Diego Costa) e Braithwaite (Arezo). Técnico: Renato Portaluppi.
Foto: Ricardo Duarte