Jogando no Castelão, neste domingo (8), o Internacional encerrou sua campanha no Campeonato Brasileiro com uma derrota por 3 a 0 para o Fortaleza. O revés consolidou o Colorado na quinta posição, com 65 pontos, garantindo vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2024 e também assegurando presença na terceira fase da Copa do Brasil.
O Fortaleza, por sua vez, finalizou o campeonato em quarto lugar, somando 68 pontos. Além da classificação à Libertadores, o time cearense garantiu uma premiação maior: R$ 41 milhões, contra R$ 38,5 milhões destinados ao Inter.
Após uma arrancada impressionante de 16 jogos de invencibilidade — com 12 vitórias — sob o comando de Roger Machado, o Colorado encerrou a temporada de forma amarga, acumulando três derrotas consecutivas. Antes do Fortaleza, o time foi superado por Flamengo (3 a 2) e Botafogo (1 a 0).
Desde o apito inicial, o Fortaleza mostrou que queria terminar o ano com chave de ouro. O destaque foi Moisés, que marcou dois gols nos primeiros 20 minutos. O primeiro saiu após um erro do goleiro Rochet aos 7 minutos, quando Moisés aproveitou uma falha e empurrou a bola para as redes. Aos 20, ele venceu uma dividida com a zaga colorada e, cara a cara com o goleiro, ampliou o marcador.
No segundo tempo, o ritmo do Fortaleza seguiu intenso, e o terceiro gol veio logo aos 8 minutos. Após uma cobrança de escanteio curto, Mancuso cruzou na área, e Tinga cabeceou com precisão para fechar o placar.
O Inter ainda criou algumas chances de diminuir. Bruno Tabata, livre, chutou para fora, e Borré chegou a balançar a rede, mas teve o gol anulado por impedimento confirmado pelo VAR. Apesar das tentativas, o placar permaneceu inalterado, encerrando o Brasileirão com uma atuação sólida dos donos da casa e um Inter já focado em 2025.
Fortaleza 3×0 Internacional
38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 08/12/2024 – 16:00
Local: Estádio Castelão, Fortaleza-CE
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique e Schumacher Marques Gomes
VAR: Philip Georg Bennet
Cartões amarelos: Tinga (FOR); Bernabei e Bruno Tabata (INT)
Gols: Moisés (FOR 7′ e 20′ 1T) e Tinga (FOR 8′ 2T)
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Mancuso (Felipe Jonatan); Matheus Rossetto (Kervin Andrade), Hércules (Zé Welison) e Pochettino (Martínez); Marinho, Lucero e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Internacional: Rochet; Bruno Gomes, Clayton Sampaio, Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando), Bruno Henrique (Luis Otávio), Bruno Tabata (Ricardo Mathias) e Gustavo Prado (Lucca); Borré e Enner Valencia (Gabriel Carvalho). Técnico: Roger Machado.
Foto: Ricardo Duarte