Na noite da última quarta-feira (31), o Internacional foi eliminado da Copa do Brasil pelo América Mineiro. Mesmo vencendo por 3×1, o colorado foi eliminado em uma disputa de pênaltis no mínimo inusitada.
No primeiro tempo o Inter foi eficiente, embora a pressão sobre o adversário tenha sido moderada. Aos 19 minutos, De Pena cobra falta na área para Nico Hernández cabecear para dentro do gol.
Com 31 jogados, novamente De Pena em bola parada cruza na área para Igor Gomes chutar entre as pernas de Pasinato para fazer 2×0.
No fim do primeiro tempo, o Inter chega ao placar que precisava. Lucca recebe a bola na área e é derrubado por Alê. O juiz manda seguir, mas o VAR chama e o árbitro marca penalidade após rever o lance.
Pedro Henrique bate no canto e faz o terceiro do colorado que ao fim do primeiro tempo já tinha revertido a vantagem mineira.
Na segunda etapa, de novo o mesmo filme, o time de Mano Menezes recua e começa a dar mais espaço. O cansaço começa a ser nítido. Alemão e Jean Dias vão para o jogo nas vagas de Lucca e Pedro Henrique. O América toca a bola e o Inter aposta em contra ataques.
Antes dos 15 minutos o Inter perde duas chances de ampliar. Primeiro com Wanderson, que para no goleiro e depois com Renê que bate pra fora uma bola dentro da área.
Mano segue mexendo no time e coloca Matheus Dias o lugar de Johnny.
Aos 31 minutos, o castigo colorado. Juninho cabeceia cruzamento de Marcinho sem chance para John, fazendo o gol que leva o jogo para os penais.
Minutos mais tarde Vitão e Estevão entram para as saídas de Wanderson e Igor Gomes, mas o Inter não teve mais forças.
Na decisão por pênaltis, De Pena converte a terceira cobrança colorada, mas o juiz diz que o meia deu dois toques na bola e anula o gol. Inacreditavelmente, o Inter teve um penal surrupiado na decisão, pois no vídeo fica claro que no mínimo houve precipitação da arbitragem. Na sequência ninguém mais perdeu e terminou 5×4 para os mineiros, mesmo com Inter acertando todas as cobranças.
O colorado se despede da Copa do Brasil e volta suas atenções para o confronto contra o Santos na Vila Belmiro no próximo sábado (3) pelo Brasileirão.
Internacional 3×1 América-MG (4×5)
Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e hora: 31/05/2023 – 21:30
Local: Estádio Beira Rio – Porto Alegre, RS
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrini Bevilaqua Costa
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Cartões amarelos: John, Igor Gomes, De Pena, Lucca (INT), Everaldo (AMG)
Gols: Nico Hernández (19’/1ºT) Igor Gomes (31’/1ºT) Pedro Henrique (46’/1ºT) Juninho (36’/2ºT)
Internacional: John; Igor Gomes (Vitão), Moledo, Nico Hernández e Renê; Campanharo, Johnny, (Matheus Dias) e De Pena; Pedro Henrique (Jean Dias), Lucca (Alemão) e Wanderson (Estevão). Técnico: Mano Menezes.
América-MG: Mateus; Marcinho, Wanderson, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal (Rodrigo Varanda), Juninho e Alê (Emmanuel); Everaldo (Mikael), Aloísio (Wellington Paulista) e Felipe Azevedo (Mastriani). Técnico: Vagner Mancini.
Foto: Flickr/América