A Diretoria de Trânsito começou, na tarde desta quarta-feira, 10, a implementação da mudança no tráfego de veículos para mão única em vias nas proximidades da Avenida Maurício Cardoso, que terá um trecho bloqueado a partir do dia 18 para a construção de uma rótula (detalhes abaixo).
Os trabalhos iniciaram pela instalação de placas de trânsito indicativas do sentido único na Rua Araguaia, que será na direção entre a Rua Caiapós para a Rua Carioca.
Outra via no entorno que terá sentido único é a Rua Arapuã, entre a Avenida Maurício Cardoso e Rua Araguaia, que também já começou a receber sinalização nesta quarta-feira. A Rua Arapuã será uma das rotas de desvio enquanto a obra estiver em andamento na Maurício Cardoso.
“Esse processo de preparação das ruas visa dar continuidade ao fluxo de trânsito com a obstrução no encontro da Avenida Maurício Cardoso com a Rua Joaquim Nabuco, local de implementação da nova rótula. Solicitamos atenção aos condutores que passarem pelo trecho”, requisita o diretor de Trânsito, Eliseu Raimundo
Cabe salientar que, as placas de trânsito que estão sendo instaladas ficarão temporariamente cobertas por um plástico preto até que o sistema de sinalização seja implementado em sua totalidade nas vias.
Próximas ruas a terem o sentido único adotado
Depois de finalizados os trabalhos na Rua Araguaia e no entorno, a Diretoria de Trânsito implementará a adoção de sentido único nas ruas Heller e Augusto Jung. Na Rua Heller, o tráfego de veículos será permitido apenas no sentido do centro para o bairro. Na Rua Augusto Jung, a mão será no sentido inverso, do bairro para o centro.
Todas estas mudanças devem ser realizadas nos próximos dias, se as condições climáticas permitirem a execução dos trabalhos.
Sobre a construção da rótula
Com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos na parte alta da área central, está prevista para iniciar no dia 18 de agosto, uma quinta-feira, a construção de uma rótula no encontro da Avenida Doutor Maurício Cardoso com a Rua Joaquim Nabuco. O local será fechado para o trânsito, sendo permitido apenas o acesso dos moradores e comerciantes.
A previsão inicial, se as condições climáticas permitirem, é que a construção dure até 60 dias, abrangendo o fechamento das vias, a preparação do local e o início e término da obra. A ação está sendo realizada obedecendo aos levantamentos realizados no Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) do município.
A obra será uma contrapartida da empresa Athivabrasil, que realiza um empreendimento imobiliário nas imediações. Toda a execução dos serviços serão fiscalizados pela Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários (Semopsu).
Rotas alternativas
Para os condutores que trafegarem na Avenida Doutor Maurício Cardoso, no sentido do Centro para ao bairro, terão que dobrar a primeira à direita na Rua Arapuã, depois primeira à esquerda na Rua Araguaia, retornando para a avenida na primeira à esquerda na Rua Araponga. Já os condutores que estiverem trafegando no destino do bairro para o Centro deverão dobrar à direita na Rua Marechal Floriano, depois primeira à esquerda na Rua Quintino Bocaiúva, retornando para a avenida na primeira à esquerda na Rua Urca.
A orientação é que se possível, a população faça opções por rotas alternativas. Os condutores podem utilizar vias como as avenidas General Daltro Filho, Victor Hugo Kunz e ruas como a Sapiranga, Carioca/São Jerônimo, Vidal Brasil e Barão de Santo Ângelo como rotas alternativas.