No fim da tarde desta sexta-feira (29), a força-tarefa de combate ao incêndio no Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói, em Canoas, formada por equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, conseguiu controlar os focos na região. As chamas iniciaram na quinta-feira passada (21) e, nesta quinta-feira (28), foi convocada uma reunião de órgãos municipais para ampliar os esforços de enfrentamento, onde representantes das secretarias de Obras (SMO), Serviços Urbanos (SMSU), do Meio Ambiente (SMMA) e Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) definiram as ações e medidas tomadas.
A Prefeitura seguirá monitorando a área para evitar que novos focos surjam nos próximos dias. Para a ação, foram disponibilizados equipamentos e maquinários, como caminhões, retroescavadeiras e trator-esteira, para auxiliar na contenção com terra, uma vez que apenas a utilização da água não foi eficaz. O trabalho ocorreu de forma ininterrupta, o que possibilitou o controle total do incêndio em menos de 24h após o início da intervenção da força-tarefa.
Entenda o caso
Com causa desconhecida, os focos do incêndio iniciaram na quinta-feira da semana passada (21), se alastrando no decorrer dos dias. No local são depositados resíduos da construção civil há mais de 20 anos, o que resultou em material acumulado. Não houve registro de labaredas, apenas de fumaça.
Prefeitura vai resolver questão histórica
A Prefeitura de Canoas vai implementar no local uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, demolição e volumosos. O trabalho também vai acabar com o passivo de resíduos acumulado no Jorge Lanner nos últimos anos.
A empresa vencedora da licitação também fará a fiscalização do descarte irregular de lixo em Canoas, com fiscais distribuídos nos quatro quadrantes. Além disso, a empresa promoverá a educação ambiental da população.