Foi protocolado na sessão de ontem (17/09/2020) um projeto de lei que altera o nome do Hospital Universitário para Hospital Municipal de Canoas.
O HU foi inaugurado na década de 2000, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Iniciou com o objetivo de atender as demandas dos cursos da área da Saúde da universidade, por isso o nome.
Com o início da difícil situação financeira vivida pela ULBRA na década de
2010, e devido à grande dívida de impostos com o governo Federal, esse acabou desmembrando a área do hospital, localizada na propriedade da ULBRA e incorporou o HU em 2015 ao patrimônio público federal.
A atual Administração Municipal, não economizou esforços, empenhando- se junto ao Governo Federal em adquirir em definitivo o complexo hospitalar do HU, recebendo
neste ano, a propriedade em definitivo, um patrimônio avaliado em mais R$ 229.000.000,00
(duzentos e vinte e nove milhões de reais).
Lembrando que a atual gestão recebeu o Hospital Universitario todo sucateado, equipamentos defasados, quando chovia alagava o hospital causando grandes transtornos para a população.
O hospital atende a população em geral, através do Sistema Único de Saúde
(SUS), conta no seu interior com a Clínica da Saúde da Criança e a Clínica da Saúde da Mulher, implantadas nessa gestão Municipal, um exemplo para todo país, onde que em muitos lugares estão fechando clinicas, Canoas abriu, oferecendo oportunidade para as famílias terem um atendimento melhor.
Canoas é referência para 156 municípios e nada mais justo que um grande hospital como o HU ser denominado Hospital Municipal de Canoas, uma grande conquista valorizando o nome de nossa cidade e principalmente os munícipes.