Evento reuniu personalidades que representam a preservação da tradição e da memória cultural do município
Entre páginas, memórias e tradições que se perpetuam, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebrou nesta terça-feira (7), na Casa de Cultura, aqueles que guardam e cultivam a essência da história e das tradições do município. A ocasião marcou o encontro dos homenageados da 36ª Feira do Livro de Gravataí, que acontecerá de 15 a 19 de outubro, reunindo pessoas dedicadas a preservar e transmitir a riqueza cultural da cidade.
“O que celebramos hoje vai muito além de um evento ou de livros. Celebramos pessoas que, com dedicação e paixão, mantêm viva a nossa tradição e a cultura de Gravataí para as futuras gerações”, destacou o prefeito em exercício, Dr. Levi Melo.
Entre os homenageados, Paulo Gnoatto se destaca por mais de 40 anos de dedicação à tradição gaúcha, formando novos tradicionalistas e levando o nome de Gravataí a todos os continentes, em parceria com o CTG Aldeia dos Anjos. Angela Xavier foi lembrada pelo seu trabalho na preservação da tradição de origem afro, registrando e transmitindo essa cultura para as gerações atuais e futuras. Isabella Andrade, engajada desde cedo com a tradição gaúcha, tem trabalhado para garantir a continuidade e o futuro desta riqueza cultural, enquanto Anamarcia Karin Mey se tornou referência entre as mulheres tradicionalistas da cidade, fortalecendo a presença feminina no movimento e na preservação das tradições.
“O nosso compromisso é garantir que a tradição, seja gaúcha ou de origem afro, continue sendo reconhecida, valorizada e vivida por todos. Esses homenageados representam exatamente isso: amor e cuidado pela cultura de nossa cidade”, ressaltou o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco.
A abertura oficial da Feira, no dia 15 de outubro, às 19h, será com o patrono Bagre Fagundes, em um grande show intitulado Os Fagundes – De Filho pra Pai, reunindo Bagre, Neto Fagundes, Ernesto Fagundes e família, prometendo emocionar o público e marcar o início da programação cultural da 36ª edição do evento.
A cerimônia contou com a presença do prefeito em exercício Dr. Levi Melo, do secretário adjunto de Cultura Giulliano Pacheco, da diretora de Cultura Izabel Cristina, do representante do Conselho Municipal de Cultura Lúcio Mauro Motta de Souza, do suplente Nelton Fagundes, do coordenador da 1ª Região Tradicionalista Édison Fagundes, e da representante da produtora Engenho da Arte Luciana Bitelo.
A 36ª Feira do Livro de Gravataí é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Corsan, Marquespan e Cestto Atacadista, e produção cultural da Engenho da Arte. As inscrições para novos apoiadores e parceiros seguem abertas, convidando empresas e instituições a participarem dessa grande celebração da arte, da tradição e da literatura.
Foto: Divulgação