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Negócios com consórcios passam R$ 200 bi e adesões 2,5 mi

No encerramento do sétimo mês do ano, com dados levantados pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o sistema de consórcios atingiu R$ 201,65 bilhões em negócios realizados de janeiro a julho. Foram 13,2% de crescimento sobre os R$ 178,19 bilhões anotados no mesmo período de 2023.

As vendas, que geraram o volume de negócios, acumularam 2,50 milhões de cotas nos sete meses de 2024, 4,2% de aumento sobre as 2,40 milhões comercializadas naqueles meses do ano passado.

O total de adesões foram resultados da soma de 1,01 milhão em veículos leves; 764,26 mil em motocicletas; 503,19 mil em imóveis; 133,46 mil em veículos pesados, 54,68 mil em eletroeletrônicos; e 30,65 mil em serviços.

Ao comparar os 10,70 milhões de participantes ativos de julho último com o mesmo mês do ano passado, observou-se um avanço de 9,1% sobre 9,81 milhões de um ano antes.

No mês de julho, a adesão de mais consorciados com tíquetes menores provocou uma retração do valor em relação ao do ano passado. O tíquete médio do sistema de consórcios em julho atingiu a R$ 78,69 mil, 6,6% menor que os R$ 84,25 mil anotados anteriormente em 2023.

Nos sete meses, a somatória de consorciados contemplados resultou em 985,91 mil, 4,5% superior às 943,30 mil, apontadas naqueles meses do ano passado. O volume proporcionou evolução nas liberações de créditos para potenciais aquisições em todos os setores.

A concessão de créditos para os consorciados contemplados totalizou R$ 55,89 bilhões, potencialmente injetados nos segmentos da economia nos quais a modalidade está presente, 17,3% superior aos anteriores R$ 47,65 bilhões.

“Ao iniciar o segundo semestre, o sistema de consórcios seguiu mostrando o mesmo desempenho dos primeiros seis meses”, comenta Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. “Mesmo sendo um mês de férias escolares, houve avanços em cinco indicadores, com exceção do tíquete médio, sinalizando boas perspectivas para os próximos meses. Ao acompanhar a evolução dos segmentos nos quais está presente, o consórcio comprova sua importância para a economia brasileira, como pode ser examinada nos registros divulgados a partir de cálculos levantados internamente na ABAC considerando os dados da B3”, completa.

Os consórcios nos elos da cadeia produtiva

Os consórcios estão em setores como o de duas rodas que, somente nos sete meses de contemplações, apontou a potencial aquisição de uma moto a cada duas comercializadas no mercado interno. No setor automotivo, a possível presença esteve também em um a cada três veículos leves vendidos no país. Outro exemplo de atuação pode ser verificado no mercado de veículos pesados, onde o mecanismo anotou a potencialidade de uma a cada três comercializações de caminhões no mercado automotivo.

No primeiro semestre, o segmento imobiliário apresentou 19,4% de contemplações em potenciais participações no total de 307,20 mil imóveis financiados, incluindo os consórcios. Aproximadamente houve um imóvel por consórcio a cada cinco comercializados.

Aquisições reais confirmam a importância dos consórcios nas vendas internas

De acordo com dados calculados pela assessoria econômica da ABAC considerando os dados citados no site da B3 até julho deste ano, os percentuais de aquisição de veículos automotores realizados via consórcio confirmaram a importância do mecanismo nas vendas no mercado interno, nos sete primeiros meses deste ano.

No segmento de veículos leves, observou-se que, do total geral, 8,1% foram realizados com créditos concedidos por contemplações, enquanto 91,9% originaram-se dos financiamentos.

Na divisão entre novos e usados, verificou-se que 9,1% dos veículos zero km foram via consórcio, enquanto 90,9% foram por financiamentos. Nos seminovos, houve 7,9% pelo consórcio e 92,1% por financiamentos.

No segmento das duas rodas, notou-se que, do volume comercializado no mercado nacional, 26,0% foram utilizados a partir de créditos concedidos por consórcio, e 74,0% provenientes de financiamentos.

Ao separar em novas e usadas, 32,5% estiveram nas motos zero via consórcio e 67,5% foram por financiamentos. Nas seminovas, houve 7,9% pela modalidade consorcial e 92,1% por financiamentos.

No segmento dos veículos pesados, os caminhões mostraram que do total vendido internamente, 10,3% foram com uso de créditos liberados por consórcio e 89,7% procedentes de financiamentos.

Na separação entre novos e usados, houve 8,2% de caminhões zero comercializados via consórcio e 91,8% por financiamentos. Os seminovos somaram 11,9% via Sistema de Consórcio, enquanto 88,1% foram por financiamentos.

Ainda em veículos pesados, os implementos rodoviários totalizaram 18,6% de vendas pelo consórcio e 81,4% resultante de outras linhas de crédito, no mercado interno.

Na análise entre novos e usados, houve 17,2% de semirreboques zero via consórcio e 82,8% pelos vários tipos de financiamento. Paralelamente, os seminovos atingiram 21,1% pelas contemplações e 78,9% por empréstimos variados.

Perspectivas 

“A sequência de bons resultados constatados de janeiro a julho, permite projetar bom desempenho para o sistema de consórcios. Suas características e peculiaridades únicas sugerem crescimento, mês após mês, sempre tendo como base o planejamento financeiro que cada vez mais faz parte da vida do brasileiro”, completa Rossi.

 

Nawiki expande operação no modelo de franquias em MG e SP

A rede de açaí, sorvete e cookies Nawiki, que tem uma proposta de autoatendimento e fabricação própria de produtos, está ampliando suas operações nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A expansão se dará por meio do modelo de franquias, uma estratégia que tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Com essa iniciativa, a Nawiki pretende consolidar sua marca em novas localidades, buscando investidores que queiram aproveitar o crescimento do setor de alimentação.

O mercado de franquias no Brasil tem se mostrado resiliente e promissor, mesmo em períodos de instabilidade econômica. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias representa mais de R$211 bilhões em faturamento anual, o que corresponde a cerca de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, as franquias estão presentes em 62% dos municípios do país, empregando diretamente aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. Um dado relevante é que cerca de um quinto desse total representa o primeiro emprego de muitos brasileiros.

Em consonância com essa tendência, a Nawiki optou por expandir sua operação no modelo de franquias após realizar testes com duas unidades na região sul de Minas Gerais. “Optamos pela expansão da rede no modelo de franquia após resultados bastante positivos em um teste realizado com 2 unidades na região sul de Minas. Por isso, estamos replicando a mesma fórmula de sucesso já testada em cidades do sul de Minas Gerais e do interior do estado de São Paulo”, afirma Bruno Alves Moreira de Souza, representante da Nawiki.

O foco da expansão é a abertura de novas lojas em cidades estratégicas. O modelo de franquia da Nawiki quer oferecer aos franqueados um negócio com potencial de faturamento acima de R$1 milhão por ano. Essa projeção se baseia no desempenho das unidades já em operação.

“Temos orgulho do nosso modelo self-service, aliado ao ambiente que proporcionamos. Além disso, fabricamos nossos próprios açaís, sorvetes e mesclas de chocolates. Essa estratégia possibilitou o crescimento da rede no formato de franquias, e estamos planejando alcançar um total de 20 lojas, entre próprias e franqueadas, até o final de 2025″, destaca Bruno Alves Moreira de Souza.

De acordo com o relatório de desempenho do setor de franchising, publicado pela ABF no primeiro trimestre de 2024, as franquias no segmento de alimentação registraram um crescimento de 19,1% em relação ao ano anterior.

A decisão de expandir para Minas Gerais e São Paulo foi estratégica, considerando o perfil do público consumidor nessas regiões. A oferta de um modelo de franquia que alia um produto de fabricação própria a um sistema de autoatendimento atrai clientes regulares e contribui para um retorno acelerado do investimento para os franqueados

Com uma história iniciada em 2014, a Nawiki tem se dedicado a apresentar ao mercado de alimentação uma proposta que integra inovação e qualidade. A expansão através do modelo de franquias representa uma nova fase na trajetória da empresa, que agora busca consolidar sua presença em novas regiões do país.

A empresa continua a buscar parceiros interessados em participar desse processo de expansão, com expectativas baseadas no desempenho comprovado das unidades já existentes. Mais informações sobre a franquia podem ser encontradas no site: https://franquia.nawiki.com.br/.

Fintechs buscam simplificar acesso ao crédito consignado

Com o intuito de desburocratizar empréstimos e disponibilizar soluções financeiras para pessoa física, as Fintechs Go.Bank e Paketá uniram-se para dar acesso ao crédito consignado privado e antecipação de salário.

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGVcef) e Toluna Insights, 49% dos tomadores de crédito são empregados em período integral e a garantia do empréstimo é o salário. A média de valores obtidos pela transação financeira é de até 3 mil reais e os contratos são de curto prazo. 

Dessa maneira, o empréstimo consignado é uma solução disponível a quem precisa, que entre os critérios para a contratação, lista taxa de juros (66%), rapidez para receber o crédito (49%), flexibilidade de prazos e condições (38%) e facilidade para contratar de forma 100% digital (32%).  

Assim, a parceria entre o Go.Bank e a Paketá é uma possibilidade para obtenção de crédito para os colaboradores das empresas que já são clientes do Go.Bank e visa proporcionar agilidade na tomada de crédito de forma consciente, adequando ao perfil e possibilidades de cada colaborador.

“O objetivo é levar os mesmos serviços que os clientes PJ já possuem aos seus empregados, como taxas reduzidas e acesso desburocratizado”, explica Renato Coelho, CEO do Go.Bank. O banco digital com foco voltado para pequenas e médias empresas, oferta conta-corrente, crédito para capital de giro, maquininha de cartão, pagamento de funcionários e antecipação de recebíveis.

Fundada em 2018, a Paketá se preocupa com a rotina dos profissionais de RHs por meio de uma ferramenta digital que auxilia na gestão do benefício de crédito consignado. Para os colaboradores, a Fintech oferece taxas mais baixas e condições diversas de pagamento, tudo em um ambiente 100% digital.

Com a parceria entre as duas instituições, as empresas que são clientes Go.Bank já estão aptas a ofertar empréstimos aos colaboradores, seja para uma emergência ou, também, para reformas ou renegociação de dívidas. 

Ainda segundo o relatório divulgado pelo FGVcef, entre os principais motivos para a aquisição dos empréstimos estão: pagar dívidas (27%), reformar ou comprar a casa própria (11%), cobrir tratamentos de saúde (10%) e pagar contas da casa (10%). 

“Nosso objetivo é entregar taxas convenientes para os funcionários CLT em uma relação de parceria e pouco trabalho para o RH. Estamos contentes em ampliar o alcance do produto para o ecossistema do Go.Bank”, afirma Fabian Valverde, CEO da Paketá. 

A Paketá possui mais de 2.300 convênios com empresas de todos os portes, de 30 a 70 mil funcionários, abrangendo setores como varejo, supermercados, segurança e terceirização.  

Novotel Recife Marina tem iluminação integrada à paisagem

O Complexo Porto Novo Recife, localizado Centro da capital pernambucana, trouxe uma abordagem de iluminação e integração paisagística, destacando a importância da sustentabilidade e do respeito à biodiversidade local. Este projeto, que inclui o Hotel Marina Recife e o Expo Center, prioriza a preservação do ecossistema do estuário e a criação de uma ambiência para os hóspedes.

A diretora da Aviar Conceitos Criativos, Márcia Chamixaes, explica que o projeto de iluminação foi pensado para respeitar a fauna da região. “Sob o ponto de vista do paisagismo, utilizamos fontes de iluminação na área externa, para minimizar o impacto na biodiversidade local”, diz. A área de estuário ao redor do complexo é uma zona ecologicamente sensível, e o cuidado com a iluminação foi um ponto para garantir que a fauna local não fosse perturbada.

“Toda intervenção e construção humana gera um impacto, seja ele positivo ou negativo. Em relação aos impactos que menos compreendemos ou sobre os quais temos menos controle, destacam-se os resíduos físicos, como a luminosidade, por exemplo, que pode alterar o relógio biológico de alguns animais. Durante o período noturno, a presença de luz artificial pode causar estresse, pois muitos vertebrados necessitam da iluminação para alcançar um relaxamento durante o sono. Portanto, é essencial considerar esses aspectos ao planejar e executar intervenções humanas no meio ambiente”, explica Maurício Dália, bacharel em Ciências Biológicas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além de priorizar a preservação ambiental, o projeto também usa sistemas de iluminação que prometem menor consumo energético e maior durabilidade. A escolha por fontes de LED, que oferecem uma iluminação direta em tonalidade branco quente, visa não apenas a eficiência energética, mas também o bem-estar dos hóspedes e a facilidade de manutenção. “A luz é utilizada como um fator de bem-estar, tanto para os seres humanos quanto para a biodiversidade da região”, afirma Márcia.

A iluminação além do sustentável

Para o biólogo, as decisões do design de iluminação do Novotel Recife Marina e Expo Center priorizam tanto a sustentabilidade, no que se refere ao consumo consciente de energia, quanto à biodiversidade local, levando em conta a minimização dos impactos ambientais. “Isso reflete um ponto muitas vezes negligenciado no contexto do ESG (Environmental, Social and Governance). Frequentemente, o ‘E’, referente ao meio ambiente, não recebe a mesma atenção que o ‘S’ (social) e o ‘G’ (governança). Nesse caso, a estratégia adotada demonstra uma preocupação com o componente ambiental do ESG, abordando um aspecto frequentemente negligenciado”, explica.

O especialista ainda destaca que as tecnologias utilizadas foram estratégicas do ponto de vista biológico da região. “Começando pela escolha da tecnologia, que reduz o gasto energético, diminuindo o consumo através do tipo de tecnologia utilizada, da quantidade de iluminação instalada, bem como do formato e disposição da distribuição luminosa. Além disso, as escolhas feitas no projeto de iluminação foram benéficas para a biodiversidade local”, conta Dália.

Patrimônio histórico e ambiental

O projeto luminotécnico foi desenvolvido levando em consideração as especificações de arquitetura, assinadas por JCL Arquitetos, Michaellis Arquitetos e Luiz Vieira Paisagismo . “A iluminação da fachada foi planejada para harmonizar com a ambiência do bairro, utilizando fontes na cor amarela para evitar um contraste com os edifícios circundantes”, destaca Márcia. O bairro de São José abrange uma área de 3,26 quilômetros quadrados e, segundo o censo de 2010 do IBGE, abriga 8.688 moradores.  O entorno preserva a atmosfera do Recife Antigo, oferecendo um cenário rico em cultura e tradição.

A arquitetura do hotel e do centro de convenções, feitas em concreto, foi projetada para se integrar ao ambiente, criando uma conexão visual que valoriza a arquitetura do empreendimento sem destoar da paisagem noturna do centro do Recife. A praça de acesso ao lobby, com iluminação up light e linhas de LED instaladas no piso, integra a via pública à bacia do Pina. Internamente, o ambiente foi projetado para proporcionar a melhor experiência aos usuários, seguindo o conceito do grupo Accor.

“A iluminação projetada não apenas na orla, mas também nas áreas arborizadas da região, minimiza o estresse sobre as espécies que habitam essas áreas. Essa abordagem, portanto, não só promove a sustentabilidade, mas também foca na preservação da biodiversidade urbana”, comenta o biólogo”. O Complexo Porto Novo Recife busca o equilíbrio da sustentabilidade, design de iluminação e respeito às leis de proteção do patrimônio histórico e ambiental, criando um espaço que convida visitantes e moradores a explorar e apreciar a cidade do Recife”, finaliza Márcia.

Novotel Recife Marina

O hotel, que será operado pela Atrio, da rede francesa Accor, faz parte do complexo Porto Novo Recife e integra o hotel com 299 apartamentos, uma marina e centro de convenções. A marina do complexo, construída pela empresa espanhola M3 Marinas, sediada em Barcelona, tem capacidade para atracar até 200 barcos. O restaurante Bargaço, com 33 anos de funcionamento e especializado em frutos do mar, vai inaugurar nova operação Novotel, aproveitando localização e vista.

Já o Recife Expo Center, equipamento para feiras e eventos com centro de convenções, integra o projeto e terá capacidade para até sete mil pessoas. Localizado nos armazéns 16 e 17, ao lado do hotel, o espaço para eventos está sendo erguido em uma área com cerca de oito mil metros quadrados. No total, foram investidos R$ 280 milhões.

Sobre a Aviar Conceitos Criativos

A Aviar tem sede no Recife, Pernambuco. Especializada na economia criativa, o negócio expandiu seu leque de atuação, indo além do desenvolvimento de projetos de arquitetura e iluminação para incluir também treinamentos e palestras em seu portfólio. A administração e o planejamento estratégico da Aviar são conduzidos pela arquiteta Márcia Chamixaes, com 30 anos de atuação como designer de iluminação, com foco na concepção de soluções e na coordenação da equipe de desenvolvimento.

Modulação intestinal impulsiona resultados no emagrecimento

A busca crescente por soluções eficazes para o emagrecimento tem levado cientistas a investigarem cada vez mais o papel da modulação intestinal na perda de peso. A modulação intestinal pode trazer vários benefícios ao corpo, incluindo: maior absorção de nutrientes, síntese de vitaminas, regulação de neurotransmissores, regulação do sistema endócrino e melhorias em todo o metabolismo.

Um artigo publicado pela Revista Foco revelou que a microbiota intestinal de pessoas obesas apresenta diferenças em relação à microbiota de pessoas magras, evidenciando uma maior quantidade de bactérias que favorecem a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) a partir de alimentos gordurosos, gerando assim um maior ganho de peso.

A utilização de probióticos, parte importante do processo de modulação intestinal, pode apresentar ação benéfica especialmente àqueles que possuem resistência à insulina, diz outro estudo. Um desses mecanismos é através da melhora da sensibilidade à insulina, tanto em células adiposas quanto em órgãos periféricos. Além disso, os probióticos utilizados na modulação intestinal contribuem para o emagrecimento por meio da regulação do metabolismo energético, trazendo sensação de saciedade e aumentando a produção de peptídeos intestinais, como o GLP-1, que estão associados à sensação de plenitude e ao gerenciamento da ingestão de alimentos.

Esses estudos ressaltam a importância de uma abordagem holística que considera a saúde intestinal como um pilar fundamental nas estratégias de emagrecimento. A modulação intestinal, por meio da incorporação de probióticos e uma alimentação equilibrada, pode facilitar a perda de peso e promover um estado geral de saúde e bem-estar.

O nutricionista integrativo Adrian Bester diz que “a modulação intestinal é crucial para alcançar qualquer tipo de objetivo nutricional, principalmente o emagrecimento, a melhora do humor, a longevidade ou a saúde como um todo”.

Além de atuar em seu consultório em Belo Horizonte, Adrian criou um curso on-line de modulação intestinal que pode ser acessado por todas as pessoas do Brasil. Em seu curso, Adrian ensina:

– O que é modulação intestinal;

– Relações entre a microbiota intestinal e todo o organismo;

– Os melhores probióticos para emagrecer;

– Um protocolo de oito semanas para recuperar a saúde intestinal;

– Os melhores probióticos naturais;

– Disbiose: o que é, sintomas e forma de tratamento;

– Os melhores alimentos anti-inflamatórios;

– Os melhores probióticos para o intestino e mais.

Para mais informações sobre o curso on-line de modulação intestinal e como se inscrever, basta acessar: https://modulacaointestinal.com.

Circular Brain lança edição do Relatório de Sustentabilidade

A Circular Brain, startup que promove a economia circular de eletroeletrônicos no Brasil, acaba de lançar o Relatório de Sustentabilidade ano base 2023; que consolida os resultados da empresa em âmbito nacional e aborda o impacto da criação de um amplo ecossistema de rede, que gerou um crescimento significativo no processamento ambientalmente correto de resíduos eletrônicos e benefícios para a cadeia de recicladores de REEE. 

Elaborado em referência às normas da Global Reporting Initiative (GRI Standards), o documento traz as iniciativas da startup que estão  alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e visa auxiliar na gestão, tomada de decisão  e elaboração de metas para os próximos anos. “O relatório demonstra nosso avanço na implantação de soluções inovadoras para o mercado de reciclagem de REEE, com o objetivo de transformar o setor e promover  impactos sociais e ambientais em toda a cadeia de valor”, diz Maria Tereza Sita, Gerente de Sustentabilidade da Circular Brain. 

No ano passado, a Circular Brain passou da condição de Start-up para Scale-up, considerando o crescimento no volume de negócios gerados dentro do sistema, promoveu campanhas educativas, investiu em tecnologia, criou soluções de economia circular para as indústrias e ainda, gerou impacto social através do fortalecimento da cadeia de recicladores em todo o país. Hoje, a rede conta com 15.664 pontos de descarte, que somados ao serviço de coleta domiciliar, representa uma cobertura de 100% dos municípios brasileiros. 

“A Circular Brain tem como propósito promover a economia circular através da conexão de todos os players: fabricantes, produtores, consumidores, operadores de manufatura reversa e recondicionamento, recicladores, destinatários de matéria-prima e instâncias governamentais. Nosso objetivo é mapear a cadeia e o ciclo de vida dos produtos eletrônicos, dando visibilidade, conformidade regulatória e acesso aos fabricantes dos recursos reciclados. Estamos tirando esse setor da informalidade”, diz Marcus Oliveira, Fundador e CEO da Circular Brain. 

Sobre a questão apontada na fala do CEO, o documento apresenta as soluções da Circular Brain para resolver a situação de informalidade e pouca estrutura do setor, o que envolve gestão da informação, políticas públicas e o impacto no desenvolvimento econômico e social dos recicladores. 

“Conseguimos estruturar e padronizar os fluxos de materiais, identificar a origem e saída dos produtos coletados, garantir que os recicladores parceiros da rede tenham acesso a todos os procedimentos da norma ABNT 16.156 e que gerem os documentos para cada etapa cumprida. Fornecemos, ainda, todo o apoio necessário para que os recicladores aumentem o volume de suas coletas e tenham suas empresas homologadas pelos principais órgãos ambientais e governamentais, permitindo que os profissionais usufruam dos benefícios de um trabalho estruturado e formalizado. Na outra ponta, a dos fabricantes de produtos eletroeletrônicos e de outras empresas que nos contratam para fazer logística reversa, contribuímos para a governança de seus resíduos e garantimos que estejam de acordo com as legislações e com suas metas de gestão de resíduos”, explica Marcus Oliveira. 

Resultados

Alguns números apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2024 da Circular Brain referentes ao ano-base 2023:

Crescimento de 20% no número de recicladores cadastrados na plataforma Circulare;

Aumento de 1435% no volume de resíduos eletrônicos processados a partir da Circulare, passando de 2.246,762 toneladas em 2022, para 25.634,897 toneladas em 2023

Entre as sete startups destaque do Circular Startup Index, da Fundação Ellen MacArthur, referência em economia circular.

Segundo relatório, foram realizadas 22 campanhas de educação ambiental, que arrecadaram 28.147 kg de REEE;

O projeto RN+ Limpo, foi selecionado pela Amcham Brasil como um dos maiores projetos individuais do setor e apresentado durante a COP28 (Dubai, 2023);

Também foi implandada solução para as indústrias no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da lei federal 12.305/2010, que estabelece normas para a logística reversa obrigatória de eletroeletrônicos de uso doméstico, determinando procedimentos e metas geográficas e quantitativas. 

Todo o conteúdo apresenta um relato direto e fundamentado em dados sobre temas que são essenciais para a sociedade, colaboradores e ao mercado e demonstra como a inovação da Circular Brain está transformando a cadeia da reciclagem de eletroeletrônicos no Brasil. 

Summit para Recicladores

Como parte das iniciativas para fortalecer a cadeia de recicladores, a Circulare promoveu no início do mês de agosto, a primeira edição do Circulare Summit, um evento fechado e exclusivo para recicladores de eletroeletrônicos que atuam na rede. “O objetivo foi realizar algo inédito para eles, com workshops sobre legislação, regulamentação do setor, além de levar novidades sobre o mercado de eletroeletrônicos e a importância desse trabalho que tem impactado, diretamente, nos números apresentados nesse relatório”, diz Lívia Santarelli, Gerente de Marketing da Circulare. Em 2025, o Summit será aberto ao mercado. 

Para baixar o relatório completo, basta acessar o site ou clicar no link: https://campanhas.circulare.com.br/relatorio-de-sustentabilidade-2023

Elevar Energia apresenta a plataforma Lesui 360

A Elevar Energia, uma empresa independente de gestão de energia com 13 anos de atuação, apresenta a Lesui 360, um pool de produtos diversificado desenvolvido para contribuir com a gestão de energia nas empresas. Em resposta aos desafios cada vez mais complexos do mercado de energia, a Lesui 360 tem o propósito de oferecer um ecossistema de soluções que consolidam a governança, a aderência ao compliance e a eficiência operacional.

A tecnologia integra diversas ferramentas em uma única plataforma digital, abrangendo áreas como auditoria de faturas, gestão de portfólios de geração, mercado livre, gestão de riscos e assessoria jurídica e administrativa. Essa abordagem busca permitir às empresas não apenas monitorar o mercado em tempo real, mas também tomar decisões informadas e estratégicas, com o objetivo de reduzir a carga administrativa e assegurar a conformidade conforme os padrões normativos do setor.

Ieda Harika, head de energia da Elevar Energia, explica que a tecnologia Lesui 360 foi projetada para mitigar incertezas e facilitar uma administração operacional eficiente. “A plataforma LESUI360 foi desenvolvida para integrar as diferentes necessidades do mercado, oferecendo ferramentas que proporcionam controle e permitem tangibilizar os resultados operacionais, auxiliando na gestão de energia das empresas.

A plataforma LESUI360 oferece acesso remoto, permitindo que colaboradores e líderes empresariais tomem decisões informadas independentemente de onde estejam. Essa característica atende às necessidades específicas de setores como indústria, comércio, varejo, cooperativas e ativos de geração e distribuição.

Ricardo Harika, Diretor Executivo da Elevar Energia, afirma que a criação da Lesui 360 foi baseada na experiência adquirida ao longo de 13 anos no setor. “Nosso portfólio diversificado exige soluções específicas, desenvolvidas a partir da inteligência coletiva e do conhecimento do mercado. A Lesui 360 foi concebida com esse objetivo.

O lançamento da LESUI360 pela Elevar Energia visa oferecer uma solução alinhada aos princípios ESG, com foco na eficiência, no controle e na conformidade em todas as etapas do processo de gestão de energia.

 

KAYAK Day oferece descontos em viagens de até 50%

Uma pesquisa recente do Serasa Experian com 186 milhões de brasileiros revelou que 47% deles demonstram interesse em viajar. Dentre esses, 38,1% pertencem à classe C.

“Nós estamos atentos a isso, e por isso, há seis anos realizamos um evento promocional para ajudar no planejamento do brasileiro com ofertas de viagens”, conta Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.

Durante o mês de agosto, o KAYAK promove a sexta edição do KAYAK Day patrocinada pela Azul, com cinco dias de descontos em passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carros e pacotes para viagens com a família, amigos ou até para uma aventura solo.

Os descontos para voos são de até 30%. Enquanto para hospedagens são de até 50%, e para aluguel de carros, as ofertas são de até 40%. 

“Na sexta edição do KAYAK Day no Brasil, o viajante tem a possibilidade de encontrar ofertas para voos, hospedagens e aluguel de carro em um único lugar, facilitando a organização das férias”, afirma Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.

Para encontrar as ofertas, basta acessar o site do KAYAK DAY: kayak.com.br/kayakday/. O período promocional acontece apenas entre os dias 26 e 30 de agosto e as ofertas estão sujeitas à disponibilidade. O metabuscador recomenda observar as ofertas individuais para datas de viagem qualificadas e quaisquer outros termos e condições aplicáveis.

SOBRE O KAYAK 

KAYAK, parte da BOOKING HOLDINGS Inc. (NASDAQ: BKNG), é um buscador de viagens com 10 anos de atuação no Brasil. Com bilhões de buscas em sua plataforma, ajuda as pessoas a encontrarem voos, hospedagens, aluguel de carros e pacotes de férias. Também auxilia os viajantes a negócios com a solução de viagens corporativas. Para mais informações, basta acessar kayak.com.br

Relatório prevê crescimento do mercado de pellets de madeira

Um relatório da empresa de pesquisa Mordor Intelligence aponta que o mercado mundial de pellets de madeira deve atingir um valor de US$ 16,75 bilhões (R$ 91,3 bilhões, na cotação atual) até 2027. Somente na europa, segundo outro levantamento do mesmo órgão, o tamanho desse mercado gira em torno de US$ 15,65 bilhões atualmente, podendo chegar a US$ 19,55 bilhões em 2029, atingindo um CAGR de 4,55%. 

Os pellets são pequenos cilindros compactados feitos de subprodutos da indústria madeireira. Eles são usados principalmente como biocombustível em sistemas de aquecimento de ar e água, com diversas aplicações, seja em: residência, comercial ou industrial, principalmente na substituição das fontes de combustíveis fósseis, sendo uma alternativa mais sustentável e ecologicamente correta.

De acordo com o relatório da Mordor Intelligence, um dos fatores que ajudam a explicar o crescimento projetado é justamente o aumento da procura de pellets de madeira para a geração de energia limpa. Nesse contexto se inserem organizações como a Gell Techno Solutions, empresa sediada em São Cristóvão do Sul (SC) que trabalha com projetos e construções de usinas de peletização e é focada em transformação de subprodutos em energia limpa.

“A transformação de subprodutos de madeira em energia limpa está ganhando destaque no cenário energético global. A peletização, um processo de compactação de diversos tipos de subprodutos em pellets, apresenta-se como uma solução inovadora para a economia de energia e a sustentabilidade ambiental”, afirma Joel Rosa, gerente operacional da Gell Techno Solutions.

No relatório da Mordor Intelligence, o Brasil aparece como um mercado de pellets de madeira com crescimento lento. Joel Rosa, no entanto, pondera que o país possui muito potencial a ser aproveitado.

“O Brasil, com uma indústria madeireira robusta, possui um enorme potencial para liderar o mercado de peletização. A crescente demanda por alternativas energéticas mais limpas e econômicas no mercado interno brasileiro reforça a importância da peletização de diversos tipos de subprodutos da biomassa e agrícolas”, sinaliza.

Joel Rosa acrescenta que, além do fator sustentabilidade, há também ganhos econômicos consideráveis envolvidos nesse mercado. “Serrarias e indústrias da madeira buscam alternativas para agregar valor, especialmente na recomposição financeira, com a transformação dos subprodutos em coprodutos [produto planejado junto ao produto principal de uma empresa]”, diz. 

“Dessa forma, a crescente demanda por soluções energéticas sustentáveis impulsiona o mercado de pellets, oferecendo economia e redução de resíduos”, conclui Joel Rosa.

Para mais informações, basta acessar: https://www.gell.ind.br/

Maioria das organizações adota estratégias híbridas em 2024

Sete a cada dez organizações (78%) têm adotado estratégias híbridas e multinuvem este ano. A informação integra o Relatório de Segurança na Nuvem de 2024, desenvolvido pela Cybersecurity Insiders, patrocinado pela Fortinet e compartilhado pela Brasiline, empresa que desenvolve soluções corporativas em Tecnologia da Informação (TI).

Ainda de acordo com o relatório, que entrevistou 927 profissionais de segurança cibernética em todo o mundo, 43% utilizam uma combinação de nuvem e infraestrutura local e 35% atuam com uma estratégia multinuvem.

Em 2022, 39% das organizações utilizavam nuvem híbrida e 33% multinuvem. Segundo artigo publicado pela Brasiline, organizações com necessidades de TI, que podem se beneficiar da flexibilidade e agilidade da nuvem ou que exigem serviços exclusivos para ambientes de nuvem, podem avançar com seus projetos.

A publicação também chama a atenção para o fato de que a maior parte das organizações acredita que a segurança deve ser incluída em suas estratégias de nuvem. O texto destaca que 96% das organizações se declararam preocupadas com a segurança na nuvem e que a segurança é uma prioridade. Prova disso, 61% dos participantes afirmaram que o orçamento com a modalidade deve aumentar em um ano.

Segundo os entrevistados, as organizações pretendem aumentar seu orçamento de segurança na nuvem em 37% a fim de proteger dados sensíveis e pôr em prática padrões regulatórios em um panorama cada dia mais orientado para a nuvem.

Para Clerio Almeida, CEO da Brasiline, o Relatório de Segurança na Nuvem de 2024 revela que, apesar da adoção crescente de estratégias híbridas e multinuvem, as organizações enfrentam desafios significativos em termos de segurança e gestão de ambientes na nuvem. “A complexidade de gerenciar múltiplos ambientes e ferramentas, aliada à falta de profissionais qualificados em segurança na nuvem, são obstáculos críticos”, afirma Almeida.

Ele também destaca que a maioria das empresas reconhece a necessidade de melhorar a segurança, com 61% planejando aumentar seus orçamentos de segurança na nuvem. “O relatório ainda demonstra a importância de plataformas unificadas para simplificar a segurança e melhorar a visibilidade e o controle”, acrescenta.

Empresas de tecnologia firmam parceria estratégica

Almeida destaca que, em um panorama no qual elementos como segurança e gestão de ambientes na nuvem vêm ganhando a atenção crescente de empresas do Brasil e do mundo, a Brasiline Tecnologia firmou uma parceria com a Armazém Cloud, considerado um dos maiores players de datacenter do Brasil e 100% nacional, que integra os serviços de nuvem com as soluções de cibersegurança da Brasiline. 

“Com essa aliança estratégica, a Armazém Cloud oferece serviços de nuvem para os clientes da Brasiline, enquanto a Brasiline se torna a parceira exclusiva para toda a oferta de cibersegurança dos clientes da Armazém”, explica. 

Na visão do CEO da Brasiline, essa parceria expande a capacidade de ambas as empresas, somando forças em suas áreas de expertise sem perder o foco em seus negócios principais.

“A Armazém Cloud atua na oferta de soluções em nuvem, com dois grandes datacenters no sul do Brasil e planos de entregar outros oito datacenters”, ressalta Almeida. 

“Além das soluções tradicionais de nuvem”, prossegue, “a empresa oferece serviços de migração, monitoramento, SOC (Security Operations Center, na sigla em inglês – Centro de Operações de Segurança, em português) e infraestrutura de cibersegurança, tudo entregue como serviço”. 

Almeida explica que a Brasiline, por sua vez, se posiciona como um player de ponta a ponta em cibersegurança e infraestrutura, tanto privada quanto em nuvem. “Essa parceria consolida as empresas em seus segmentos e expande suas ofertas para os clientes”, diz.

Para mais informações, basta acessar: brasiline.com.br