spot_img
Home Blog Page 2905

Como vender qualquer coisa: Aristóteles e a antiga arte da persuasão

Durante algumas poucas semanas, em 1952, um homem chamado Mortimer J. Adler vendeu um milhão de dólares em livros.

Não que ele quisesse vender tantos livros. Ele meio que precisava.

Hoje, Adler é mais conhecido por seu best-seller Como ler um livro. Mas em 1952, ele estava trabalhando em Grandes Livros do Mundo Ocidental -  um conjunto de 54 volumes essenciais para uma educação liberal.

O set estava quase pronto para ser lançado, mas havia um pequeno problema: o editor de Adler não tinha dinheiro suficiente para imprimir na primeira edição.

Adler saltou para a ação. Ele imediatamente elaborou uma carta, enviando-a para 1000 clientes em potencial. Algumas semanas depois, ele recebeu 250 cheques pelo correio. Cada cheque valeu $ 4500 em dólares de hoje.

Sem contexto, é difícil perceber o quão incrível isso foi.

Na publicidade por mala direta, a taxa de resposta padrão é de 2%. No entanto, Adler de alguma forma conseguiu superar 10 vezes isso.

Como alguns filósofos rechonchudos de óculos conseguiram vender mais que os melhores profissionais de marketing da geração?

Bem, se você pensar sobre isso, as vendas são sobre persuasão, e a persuasão é – em essência – sobre a natureza humana.

Se há uma coisa que um filósofo deve entender, é a natureza humana.

Aqui está um trecho de How to Speak How to Listen , onde Adler conecta salesmanship (persuasão) à filosofia de Aristóteles:

“Aristóteles é o mestre dessa arte – a arte da persuasão – sobre a qual ele escreveu um longo tratado intitulado Retórica. Para reduzir sua mensagem essencial […], Aristóteles apontou três táticas principais a serem empregadas se alguém quisesse ter sucesso no negócio da persuasão. Não há nomes melhores para esses três principais instrumentos de persuasão do que as palavras que os gregos usavam para eles: ethos, pathos e logos. 

Hoje em dia, os comerciantes do Internet oferecem “segredos de vendas” a preços ridículos, mas não há nada novo sob o sol.

Os comerciantes hoje usam os mesmos princípios de ethos, pathos e logos que Aristóteles descobriu há mais de 2000 anos.

Vamos dar uma olhada.

-Ethos-

Lembre-se daqueles ensaios terríveis que você escreveu no ensino fundamental?

O meu começou assim:

Eu gosto de gatos.
Eu acho que você deveria gostar de gatos também.
Existem três razões pelas quais gosto de gatos.
Primeiro, os gatos são fofos.
Segundo…

Ok, vou parar antes que você adormeça.

Ensaios são frequentemente escritos para persuadir. Apesar do que Wormwood ensinou na quarta série, a pior maneira possível de persuadir alguém é começar com um argumento lógico.

Em vez disso, Adler diz que devemos começar com o ethos :

“Dos três fatores na persuasão – ethos, pathos e logos – o ethos deve sempre vir em primeiro lugar.”

Em grego, ethos significa “caráter”. Mas, no contexto da persuasão, o que isso realmente significa é: mostre que você é confiável . Para persuadir alguém, precisamos provar que valemos a pena ouvir.

Algumas maneiras de fazer isso:

  • Conte histórias sobre você. Boas histórias exigem empatia, e a empatia leva o leitor a confiar no contador de histórias (você).
  • Apresente suas credenciais. Mostre que você está qualificado, mas não se gabar.
  • Mostre suas conexões com os outros. Mencione suas relações com alguém que é digno de confiança e, de repente, você também parece confiável.

Para um exemplo moderno, aqui está uma página de inscrição por e-mail do Ramit Sethi, um comerciante da internet:

Você pode ver como Rmit coloca o ethos na página, citando fontes para “provar” que ele é confiável. Se você receber seus e-mails (que vendem cursos caros), você notará que ele conta histórias sobre clientes bem-sucedidos.

Uma vez que a confiança esteja no lugar, o próximo passo é o pathos .

-Pathos-

Depois de estabelecer credibilidade através do ethos , o próximo passo na persuasão é incitar as emoções.

Aqui está Adler novamente em How to Speak How to Listen :

“O pathos consiste em despertar as paixões dos ouvintes, fazendo com que suas emoções corram na direção da ação a ser tomada.
[…] Razões e argumentos podem ser usados ​​para reforçar o ímpeto das paixões, mas [elas] não têm força alguma a menos que seus ouvintes já estejam dispostos emocionalmente a se mover na direção que suas razões e argumentos tentam justificar.

Humanos são criaturas emocionais.

Nós gostamos de pensar que somos racionais, mas o que realmente fazemos é desejar alguma coisa e depois inventar razões para apoiar nossas ações.

Mais uma vez, vamos olhar a mesma página do Ramit:

Observe as palavras e frases que Ramit usa para desencadear nossas emoções: Rich. Mais dinheiroBônus. Livre. Kit de informações privilegiadas. Acesso.

Se você é como eu, você pode ter visto a página e começado a pensar: Oh meu Deus, eu vou perder algo valioso se eu não me inscrever. É apenas o meu endereço de e-mail mesmo assim. Quanto poderia doer?

Claro, é exatamente assim que Ramit quer que você se sinta.

Finalmente, depois do ethos e do pathos , há logos.

-Logos-

“Poucas coisas são tão destrutivas e limitadoras quanto uma cosmovisão que pressupõe que as pessoas são, em sua maioria, racionais.” – Scott Adams

Até agora, espero que seja claro por que o logos (lógica) é o menos importante dos três fatores na persuasão.

Pela última vez, vamos olhar a mesma página do Ramit. Eu destaquei todos os argumentos lógicos em sua página …

… Não há nenhum.

Você não precisa de lógica para fazer as pessoas agirem.

Logos é tempero no bife. Isso torna o sabor melhor, mas não é uma necessidade.

Persuasão e vendedor ganham uma má reputação. Nós o associamos com mentirosos, fraudes e o lado feio do capitalismo.

Mas isso nem sempre é o caso.

Persuasão é uma ferramenta, e as ferramentas são amorais.

Se você é um freelancer tentando convencer um cliente de que vale a pena o que cobra ou apenas um humano tentando convencer um membro da família a fazer uma mudança de estilo de vida muito necessária, a persuasão está do seu lado.

Artigo de Charles Chu

Way Beer lança cerveja especial de 8 anos

A curitibana Way Beer, uma das referências do mercado nacional para apreciadores de cervejas artesanais e especiais, acabou de completar oito anos de vida. Para comemorar, apresentou a sua mais nova cerveja: a Craft Beer Soul. A bebida tem como destaque a sua preparação, que contou com o envelhecimento em barril por dois anos e meio, puxando o conceito de “quanto mais tempo guardada, melhor”. Com garrafas de 375ml, a cerveja é uma das apostas da Way Beer para o Verão.

A Craft Beer Soul é uma cerveja leve e saborosa, para ser apreciada depois da refeição, como uma forma de agradar o paladar durante a digestão, e apresenta 12,1% de teor alcoólico. De acordo com Alessandro Oliveira, mestre-cervejeiro da Way Beer, a cerveja deve ser degustada aos poucos:

“Para melhor entender a excelência da Craft Beer Soul, sugerimos tomar uma hoje e guardar outra para beber daqui alguns anos, para apreciar melhor o processo de envelhecimento.”

Além da inovação, a cerveja reflete todos os valores defendidos pela Way Beer, que surgiu da inquietude e curiosidade de seus fundadores. O resultado desse processo é uma bebida que destaca as características únicas do processo de fabricação, por meio da transformação, cooperação e inovação.

“O fruto desse trabalho é uma bebida que destaca todas a características e conceitos que defendemos”, completa Alessandro.

Bolsonaro assina decreto e salário mínimo vai a R$ 998 em 2019

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, 1º de janeiro, o decreto que fixou o salário mínimo em R$ 998 reais, abaixo da estimativa do Orçamento da União, prevista em R$ 1.006.

A informação foi publicada no Diário Oficial em edição extra. O valor do salário mínimo era de R$ 954.

As novidades da Cervejaria Synergy para o verão

A cervejaria Synergy, que abriu recentemente seu brewpub na cidade de Sorocaba (SP), preparou duas novidades para o verão de 2019. São duas variações de receitas já conhecidas, a Daily Blonde, que agora chega com diferente lúpulo, e a Overbatch, uma Russian Imperial Stout que aparece em versão limitada e exclusiva no taproom da cervejaria.

A Daily Blonde Saaz foi planejada para ser engatada no taproom da cervejaria e em alguns pontos de venda pelo país, apenas em chope. A versão em lata (473ml) será lançada em janeiro. Já a Overbatch estará disponível apenas no taproom da Synergy, em lote limitado e exclusivo.

Daily Blonde Saaz

A Daily Blonde é uma Blonde Ale que nasceu com a proposta de alterar os lúpulos em cada receita. A primeira versão lançada no segundo semestre de 2018 tinha o lúpulo Comet como destaque. A nova versão, com o lúpulo Saaz, será engatada primeiro no taproom e depois envasada no início de 2019. O lúpulo de cada edição vem descrito no fundo da lata.

synergy-daily-blond.jpg
  • Estilo: American Blond Ale
  • Teor alcoólico: 5%
  • Formato: lata (473ml) e chope

Overbath Maple Syrup Bourbon Barrel Aged

Lote limitado, experimental e a princípio engatado apenas no taproom da cervejaria, servido em doses de 100ml. O Maple Syrup foi envelhecido em bourbon e depois adicionado ao lote da Overbatch, que é uma Russian Imperial Stout com 12% de graduação alcoólica.

synergy-overbatch.jpg
  • Estilo: Russian Imperial Stout
  • Teor alcoólico: 12%
  • Teor alcoólico: chope (exclusivamento no taproom da cervejaria)

Skol lança cerveja puro malte

A Skol, marca de cervejas da Ambev, anuncia o lançamento de uma cerveja puro malte mais leve do que as opções já existentes no mercado, segundo os executivos da marca.

Recentemente, a marca havia instigado uma surpresa em suas redes sociais. Na propaganda os lançamentos anteriores foram lembrados e o vídeo é finalizado com a frase “Quem viver verão”.
PUBLICIDADE

A novidade chega aos pontos de venda de todo o Brasil a partir do dia 2 de janeiro. A intenção é aproveitar o a estação mais quente do ano e oferecer um preço acessível, próximo de outros produtos da marca. “As férias de verão e o carnaval são momentos importantes para a Skol”, afirma o gerente de inovação Alexandre Costa.

Para chegar à receita lançada, a bebida passou por um processo exclusivo de produção, que levou cinco anos para ser desenvolvido em uma parceria entre especialistas brasileiros e belgas. A novidade é resultado de pesquisas realizadas no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Ambev, que fica no Rio de Janeiro.

Skol Puro Malte é uma nova integrante à família da marca. Líder do mercado, a Skol Pilsen é reconhecida por sua leveza, enquanto a Hops oferece uma composição exclusiva de lúpulos e já representa 1% de todo o volume de vendas da Ambev, apesar de ter sido lançada nacionalmente em setembro.

“Estamos atentos ao desejo dos consumidores. A Pilsen já está consagrada no mercado; a Hops também ocupou seu espaço com uma boa aceitação. Então, pensamos em desenvolver algo novo para tirar as pessoas do lugar comum”, afirmou Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de Skol.

Neste ano, marca também lançou uma garrafa que abre sem esforço e o uma embalagem que com o acréscimo de gelo se transforma em cooler.

 

Como Amanda Nunes tornou-se ‘a melhor da história’ no UFC

Dana White foi enfático: Amanda Nunes é a melhor lutadora de MMA de todos os tempos. A declaração foi feita pelo presidente do UFC em coletiva após a brasileira nocautear Cris Cyborg, no último domingo, em apenas 51s. Com a conquista no UFC 532, Nunes fez história ao tornar-se a primeira mulher a conquistar cinturões em duas categorias do Ultimate (peso-galo e peso-pena).

O caminho de Amanda Nunes até a glória nas artes marciais começou em 2008, mas sua trajetória no UFC teve seu início cinco anos depois, em 2013.

Amanda Nunes nasceu no dia 30 de maio de 1988 na cidade de Pojuca, que fica cerca de 70 km da capital baiana. Sua entrada no esporte foi incentivada pela irmã, Vanessa, que treinava jiu-jitsu e instigou a curiosidade de Amanda. A “Leoa”, como é conhecida, mudou-se para Salvador para expandir seus horizontes no esporte.

As dificuldades financeiras foram o primeiro obstáculo: por não conseguir arcar com os custos de vida na cidade, Amanda passou a viver debaixo do teto da academia em que treinava a convite do mestre Ricardo Carvalho. Ela também teve contato com o judô, mas foi no jiu-jitsu que ela se destacou, vencendo o campeonato Pan-americano e o Mundial.

O sucesso levou Amanda a considerar uma migração para o MMA. Afinal, ela já tinha uma inspiração dentro da família: seu tio lutava vale-tudo. A mudança veio, mas começou com um tropeço. Logo em sua primeira luta, no Prime MMA Championship 2, a brasileira foi derrotada por uma chave de braço – ainda no primeiro round – pela compatriota Ana Maria.

Três anos depois, Nunes mudou-se para a cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde treinaria novamente com Edson Carvalho. No Strikeforce, ela venceu cinco lutas seguidas, todas por nocaute – o triunfo sobre a canadense Julia Budd veio em apenas 14 segundos.

Uma ligação em 2013 com um convite para lutar no UFC trouxe outra transformação positiva à vida de Amanda Nunes. A lutadora não só foi a primeira brasileira a assinar com o Ultimate, como também foi pioneira ao vencer no octógono.

A estreia da Leoa foi diante da torcida no Brasil, no UFC 163. Amanda venceu a alemã Sheila Gaff por nocaute técnico no primeiro round. Sua segunda aparição, em novembro de 2013, foi diante de Germaine de Randamie, com novo triunfo verde e amarelo por nocaute técnico, desta vez no UFC: Fight for the Troops 3.

Amanda Nunes não demorou a mostrar seu potencial no UFC. Prova disso é que seu primeiro cinturão veio logo em sua sexta luta: a brasileira surpreendeu e bateu Miesha Tate com um mata-leão – também no primeiro round – e foi campeã do peso-galo.

A conquista veio no histórico UFC 200, mesmo evento de que Conor McGregor foi sacado por insubordinação, além do doping de Jon Jones. O brasileiro José Aldo também levou um cinturão na mesma noite, superando o americano Frankie Edgar no peso-pena.

No UFC 207, cinco meses após a conquista do UFC 200, era a hora de Amanda Nunes defender o cinturão do peso-galo feminino. A adversária da vez seria a Ronda Rousey, ex-campeã da categoria e um dos principais nomes do MMA feminino na história. Dentro do octógono, a brasileira escreveu um novo capítulo positivo: triunfou sobre a americana em 48 segundos.

A vitória foi tão comemorada que até transformou-se em polêmica. Amanda Nunes nunca negou sua preparação para enfrentar Ronda – após o triunfo, a brasileira declarou que tudo estava “terminado para Rousey! Ronda Rousey vai se aposentar!”. Posteriormente, a Leoa publicou um pedido de desculpas, atribuindo a declaração ao calor do momento.

Amanda tinha confronto marcado com a russa Valentina Shevchenko em 2017 valendo o cinturão peso-galo, mas a luta foi cancelada por problemas de saúde de Nunes. Por isso, cresceu a expectativa para o duelo de 2018 contra Cris Cyborg, que não era derrotada há mais de 13 anos.

A Leoa precisou de 51 segundos no dia 30 de dezembro para escrever seu nome na história como a melhor de todos os tempos do UFC. Amanda Nunes nocauteou Cyborg, conquistou o cinturão do peso-pena feminino e tornou-se a primeira mulher a ser campeã de duas categorias do UFC. No geral, ela é a terceira atleta a ostentar dois cinturões ao mesmo tempo, ao lado de Conor McGregor e Daniel Cormie.

Alonso vê “geração mais talentosa” da história na F1 atualmente

Fernando Alonso disse que Michael Schumacher continuará sendo seu maior rival na Fórmula 1, mas acha que o nível de competição ficou mais duro ao longo de sua carreira.

“É difícil escolher um maior, mas obviamente se eu tiver que dizer um será Michael”, disse Alonso.

“Não por alguma razão em particular, foi apenas porque quando cheguei à Fórmula 1, Michael estava dominando o esporte. Quando você está no kart, você vê Michael ganhando, aí você muda de categorias e você vê Michael ganhando, e então eventualmente você se encontra lutando contra ele roda a roda.”

“Então, essas batalhas foram definitivamente especiais e mais emocionais na época. Acho que tivemos e provavelmente temos agora a geração mais talentosa. Porque todos os pilotos agora estão mais preparados.”

Alonso explicou que os padrões dos pilotos de F1 melhoraram muito durante seu tempo no esporte, dada a preparação mais aprofundada que os pilotos mais jovens têm nas categorias menores. A maioria dos estreantes da F1 chega como pilotos juniores ou de desenvolvimento antes de se tornarem pilotos de corrida em tempo integral.

“Eles têm mais tempo de simulador em diferentes programas de jovens pilotos, então eles vão para a Fórmula 1 com um nível que era impensável há uma década ou duas décadas atrás”, disse ele.

“Foi uma boa jornada e eu tenho que escolher um, talvez Michael – mas apenas por razões emocionais, não por quaisquer aspectos técnicos.”

Temporada 2019: grupo colorado se reapresenta dia 3 de janeiro

O elenco colorado tem data marcada para retomar os trabalhos. Na quinta-feira, dia 3 de janeiro, o grupo principal se reapresenta para iniciar as atividades da temporada 2019. Primeiramente, a equipe será reunida, às 15h30, no CT Parque Gigante. Na sequência, às 16h, ocorre a cerimônia oficial de reapresentação na sala de coletivas do Beira-Rio.

A comissão técnica terá 16 dias de preparação em Porto Alegre antes da estreia em 2019. Ao todo, o Clube do Povo tem quatro competições previstas para a próxima temporada: Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América.

A primeira partida oficial será contra o São Luiz, pelo Gauchão. O jogo está marcado para o dia 20 de janeiro, em Ijuí. Em casa, a reestreia ocorre três dias depois, diante do Pelotas.

A briga pela Copa Libertadores começa em março. No dia 6, a equipe treinada por Odair Hellmann enfrenta fora de casa o seu primeiro adversário do Grupo A, que será definido nas fases preliminares entre Talleres-ARG, São Paulo, Independiente Medellín-COL e Palestino-CHI. O Gigante volta rugir para a América no dia 13 de março, quando o Colorado recebe o Alianza Lima, do Peru. Também no Beira-Rio, o Inter encara o River Plate no dia 27, pela 3ª rodada.

Confira a programação de treinos:

Quinta (3/01)
16h – Reapresentação

Sexta (4/01)
9h – Treino
15h – Treino

Sábado (5/01)
9h – Treino
16h – Treino

Domingo (6/01)
9h – Treino

* Programação sujeita a alteração.

 

Gramado da Arena do Grêmio está pronto para temporada 2019

Neste ano, durante as coletivas do técnico Renato Gaúcho, o gramado da Arena do Grêmio foi assunto depois das partidas por causa dos “buracos”. Mas agora o tapete está novo: Grêmio e a Arena concluíram a troca do gramado do estádio, iniciada em 17 de dezembro.

A manutenção teve como objetivo contribuir para melhorar a permeabilidade atual do campo, garantindo capacidade de funcionamento total para a temporada 2019, que terá início em 27 de janeiro, pelo Campeonato Gaúcho.

Durante o processo, uma espessa camada de solo foi removida e a nova grama foi plantada em rolo lavado. Essa técnica melhora tanto o enraizamento da planta, quanto a permeabilidade do solo.

Segundo a agrônoma responsável, Francine Saraiva, a primeira poda do novo gramado deve acontecer na próxima semana, o que demonstrará a qualidade do enraizamento.

“Se tivermos bastante sol nos próximos dias, o primeiro corte do novo gramado deve acontecer dia 2 de janeiro, mas dependemos das condições climáticas. Quanto mais sol, mais planta desenvolve”, ressaltou.

A partir deste processo, a Arena terá melhor escoamento de água em dias de chuvas fortes.

“O campo está voltando a sua camada de solo original. A espécie de grama é a mesma utilizada anteriormente, o que mudou foi a técnica. A aplicação é feita com rolo lavado, não contém a camada de argila que diminuía a permeabilidade do solo ”, completa Francine.

Chefe vê felicidade como chave para grande momento de Hamilton

O atual bom momento vivido por Lewis Hamilton na Fórmula 1 é pelo fato de o britânico encontrado felicidade em sua vida fora da pista, avalia o chefe Toto Wolff.

Tendo conquistado seu quinto título mundial em um campeonato que muitos acreditam ter sido o seu melhor na Fórmula 1 em 2018, Hamilton também encontrou um grande momento fora da pista, lançando uma coleção de moda da Tommy Hilfiger.

Wolff acha que a melhora de Hamilton como piloto se deve a ele ter uma melhor compreensão do que precisa da vida para estar contente.