Nesta quinta-feira (8), ás 13h08 (em Brasília), a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais chegaram a um consenso e elegeram o novo papa, sucessor de Francisco. A decisão ocorreu no segundo dia do conclave, marcado por votação secreta.
Ao sinal da fumaça branca, os sinos da Basílica de São Pedro tocaram em comemoração, enquanto milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro explodiram em aplausos e emoção. A cena marca o início de um novo capítulo na história da Igreja Católica.
Embora o nome do cardeal eleito e o nome papal escolhido ainda não tenham sido divulgados, os próximos passos seguem um protocolo tradicional:
Em instantes, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, deve surgir na varanda central da Basílica de São Pedro para anunciar ao mundo: “Habemus Papam”.
Logo após o anúncio, o novo pontífice aparecerá na mesma varanda para saudar os fiéis e realizar sua primeira oração pública.
Nos próximos quatro a cinco dias, está prevista a celebração da primeira missa oficial do novo papa.
A escolha do novo líder da Igreja Católica é aguardada com expectativa por fiéis, líderes religiosos e autoridades de todo o mundo. A identidade do novo pontífice será conhecida em breve, junto de seus primeiros gestos e mensagens como líder espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos.
Foto: Reprodução/Vaticano