Patrulhamento preventivo é intensificado para garantir tranquilidade de alunos, professores e servidores
A Prefeitura de Gravataí reforçou, nesta sexta-feira (8), o efetivo da Guarda Municipal nas escolas da rede pública para garantir a segurança de alunos, professores e demais servidores. Ao longo do dia, agentes realizaram patrulhamento preventivo nas instituições de ensino, tanto no interior quanto no entorno, promovendo um ambiente mais seguro e tranquilo.
“Estamos sempre atuantes para todo tipo de ocorrência. Nossas equipes realizam rondas frequentes nas entradas e saídas das escolas, assim como nos intervalos de recreio. Além disso, temos contato com as direções escolares para qualquer registro de ocorrência relevante”, destacou o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), Emílio Teixeira.
Contexto da ação
O reforço ocorreu após a ameaça de ataque a uma escola em Novo Hamburgo, que suspendeu as aulas nesta sexta e na próxima segunda-feira (11). A prefeitura de Estância Velha também anunciou a suspensão das atividades escolares.
Em Gravataí, a Guarda Municipal, em parceria com a Brigada Militar, intensificou as ações preventivas como medida de proteção extra.
“Queremos tranquilizar toda a nossa comunidade escolar, alunos, professores, servidores e pais. Seguimos empenhados em garantir o funcionamento das aulas, ao mesmo tempo em que estamos em contato permanente com as nossas forças de segurança”, afirmou a secretária municipal de Educação (Smed), Aurelise Braun.
Vigias escolares capacitados
Na última semana, a prefeitura concluiu a II Capacitação dos Vigias Escolares Municipais, que reuniu 82 servidores. O treinamento abordou temas como inclusão, primeiros socorros e procedimentos de segurança, reforçando as medidas de proteção nas instituições de ensino.
Todas as 75 escolas municipais contam com pelo menos um vigia, e as maiores têm mais de um profissional. A capacitação contou com palestras de representantes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil.
Foto: Divulgação