Grêmio, o dono do Rio Grande do Sul

Pelo sexto ano consecutivo, o Grêmio conquista o título de campeão gaúcho de 2023. Na tarde deste sábado (08), o Grêmio venceu a equipe do Caxias por 1×0, com gol de pênalti do centroavante Luis Suárez e ficou com o Hexacampeonato gaúcho.

Foi uma campanha de amplo domínio tricolor, na primeira fase o time somou 29 pontos em 11 jogos, com 9 vitórias e 2 empates, melhor defesa e melhor ataque. Na fase seguinte talvez o momento mais tenso da equipe na competição, o Grêmio acabou largando em desvantagem no confronto com o Ypiranga e teve que enfrentar problemas de lesões e atletas convocados para amistosos de suas seleções. Com todas essas adversidades a equipe mostrou sua força devolveu a derrota no tempo normal e nos pênaltis eliminou a equipe de Erechim, se qualificando para a grande final e a história todos já sabem.

Um dos grandes responsáveis por essa conquista foi o técnico Renato. O Grêmio começou a temporada sem ter um time definido e quem diria um estilo de jogo. Pois, Renato conseguiu dar uma cara para esse time e definir seus 11 titulares. Hoje o Grêmio terminou o estadual jogando um futebol convincente e envolvente, um time que mostra que existe um trabalho tático . No jogo de hoje, a equipe conseguiu mais uma vez, dominar seu adversário e mostrar que joga para vencer. A movimentação tática, troca de posições e aproximação do trio Cristaldo, Bitello e Vina foi o grande achado do técnico nesse começo de temporada. Outro encaixe do time, foi o volante Pepê, que caiu como uma luva na equipe, jogador que tem uma saída de bola muito qualificada é um jogador que descomplica o jogo e facilita o trabalho de seus colegas.

Acredito que se a direção conseguir buscar mais 4 a 5 nomes para o elenco o Grêmio pode pensar em coisas grandes na temporada, hoje o que falta para o Grêmio são peças de reposição e alguns ajustes táticos defensivos no time. Um dos problemas para a série A, é os espaços que o time deixa no setor de meio-campo. No estadual isso não causou problemas maiores, mas deixou a defesa em alguns momentos exposta. Para uma série A, isso precisa ser ajustado, mas acredito que possa fazer uma ótima temporada e se a direção conseguir reposições podemos pensar grande.

Texto: Gustavo Guedes

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img