Renato fez uma mudança de última hora na escalação da equipe. Optou por preservar Ferreira e escalou Vina no lado esquerdo do ataque. Cristaldo foi o meia central e Bitello ficou aberto pelo lado direito. Carballo e Pepê formaram a dupla de volantes na proteção da linha de defesa, formada por João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo. Luis Suárez foi o centroavante.
O desempenho de Vina em uma posição diferente provou ser uma boa escolha. O ex-jogador do Ceará abriu o placar com apenas dois minutos de jogo. Ele apareceu na pequena área e completou o cruzamento de João Pedro.
Kannemann aumentou a vantagem logo em seguida. Na partida em que igualou De León como o segundo jogador estrangeiro com mais jogos pelo Grêmio, marcando de cabeça após uma confusão na área do Novo Hamburgo.
Apesar da vantagem, o Grêmio continuou a atacar. Um minuto depois do gol de Kannemann, Cristaldo fez o terceiro. Ele tabelou com Bitello e ganhou na corrida dos marcadores. De frente para Maticoli, o argentino só precisou escolher o canto para marcar o terceiro gol gremista em apenas sete minutos de jogo.
Completamente dominado, o Novo Hamburgo tentava manter a posse de bola para evitar sofrer o quarto gol. Mas em outra rápida combinação de passes pelo centro do campo, Bitello também conseguiu marcar. O jovem iniciou a jogada e apareceu na área, após tabela entre Vina e Cristaldo, e bateu cruzado. O placar agora era 4 a 0 para o Tricolor, com apenas 19 minutos.
O técnico Edinho Rosa fez duas substituições para tentar conter o ímpeto ofensivo do Grêmio. Mas em um outro lance de bola parada, o quinto gol veio. Após o cruzamento passar por quase toda a área do Novo Hamburgo, Luis Suárez arriscou de primeira ao receber a bola. O chute não ia em direção ao gol, mas Bruno Alves se jogou na bola e correu para comemorar com os companheiros. O quinto gol na Arena, com 27 minutos.
O placar não diminuiu a vontade dos atacantes gremistas, especialmente Luis Suárez. O uruguaio seguiu lutando por cada bola com muita garra. Apesar da dedicação, o camisa 9 não conseguiu marcar no primeiro tempo.
Renato preparou uma mudança no Grêmio para a volta no segundo tempo. Como João Pedro é o único lateral-direito disponível no grupo, o jogador foi preservado. Thaciano entrou em seu lugar. O início do segundo tempo não teve o mesmo ritmo do primeiro.
Apesar de diminuir o ritmo, o Grêmio continuou criando boas oportunidades. Aos 20 minutos, Suárez lutou pela bola após um lançamento e forçou o erro do defensor. Vina recebeu e finalizou com o pé direito. Maticoli desviou, a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
Apesar de o Grêmio ter diminuído o ritmo no segundo tempo, o time ainda criou boas oportunidades. Aos 20 minutos, Suárez brigou pela bola após um lançamento e forçou o erro do defensor. Vina recebeu e finalizou com o pé direito. Maticoli desviou, a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
O Novo Hamburgo conseguiu marcar o gol de honra aos 35 minutos em um lance pelo lado direito. Adriel espalmou uma tentativa de finalização diretamente na cabeça de Matheus Lagoa. Depois de tanto tentar, Suárez foi recompensado. O centroavante completou o cruzamento de Cristaldo aos 38 minutos, sem chances de defesa para Maticoli.
Além de uma nova formação tática sem a presença de pontas, o resultado contra o Novo Hamburgo terminou sem Thaciano levar cartão amarelo. O jogador era o único pendurado na equipe. Como foi preservado, Ferreira tem seu retorno esperado para o jogo desta quarta-feira (1º) em Brasília. O atacante deve ser titular contra o Campinense, na estreia do Tricolor na Copa do Brasil.