Pela terceira vez em sua história, o Grêmio está na final do Campeonato Brasileiro Sub-17 e vai em busca do título inédito da categoria. A classificação para a grande decisão veio na noite desta terça-feira (7), após um duelo emocionante contra o forte time do Palmeiras, no qual o Tricolor venceu nos pênaltis por 4 a 3, depois do empate em 1 a 1 no tempo normal. Lucca abriu o placar para o Grêmio ainda na primeira etapa, mas o Palmeiras chegou ao empate logo aos 6 minutos do segundo tempo, com Wesley, levando a disputa para as penalidades.
Agora, o Grêmio enfrentará o Atlético-MG, que eliminou o Athletico-PR na outra semifinal. As finais estão marcadas para os dias 14 e 21 de outubro — o primeiro jogo será com mando do Tricolor, enquanto a volta acontecerá em Belo Horizonte, já que o Galo fez a melhor campanha na competição.
O Grêmio chega à decisão carregando a esperança de, enfim, conquistar o título nacional inédito. O clube gaúcho já foi vice-campeão em 2012, quando perdeu para o maior rival, e em 2022, quando acabou superado pelo próprio Palmeiras — adversário que, curiosamente, o Tricolor eliminou pela segunda vez na temporada 2025.
Vale lembrar que, na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, o Grêmio também levou a melhor sobre o Verdão, vencendo nas quartas de final antes de ser eliminado pelo Corinthians na semifinal.
Com um grupo talentoso e em crescente evolução, o Grêmio Sub-17 volta a sonhar com a glória nacional e promete lutar até o fim para fazer história na base tricolor.
Foto: Angelo Pieretti/Grêmio