Grêmio começa a solidificar novo esquema e potencializar seu craque!

Depois de atuações ruins e desempenho abaixo do esperado, o Grêmio conseguiu vencer Cruzeiro e Cuiabá nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, apresentando desempenho animador ao seu torcedor. Nas duas últimas vitórias, o técnico Renato Portaluppi adotou um esquema com três volantes e dois atacantes, abrindo mão da antiga ideia do sistema com três zagueiros.

Outro fato desse novo desenho tático é a saída de um jogador que, até aqui, foi um dos grandes nomes do time na temporada. O volante Bitello acabou perdendo sua condição de titular na partida contra o Cruzeiro e, no último confronto contra o Cuiabá, Bitello ficou de fora da partida. Ao que tudo indica, Bitello terá que retomar sua condição de titular no campo. Esse novo sistema de jogo com os três volantes deu ao Grêmio aproximação, compactação, qualidade no passe e na posse da bola e uma chegada com mais força no campo de ataque. Sem a bola, o time conseguiu ter um meio-campo mais povoado, além de ter facilidade para alternar o posicionamento dos volantes.

Villasanti é o protetor na frente da zaga, mas é um jogador que consegue pisar na área do adversário. Carballo, no seu ex-clube, jogava como segundo homem preferencialmente. Em alguns momentos do jogo, ele alterna com Villasanti a função de cinco. A organização na saída de bola do meio para frente é com o volante Pepê, com facilidade no passe e boa leitura de jogo. Pepê é um dos jogadores que consegue dar velocidade no passe, e isso deixa o time do Grêmio veloz com a bola. À frente desse tripé de volantes, joga o meia Cristaldo, responsável por armar as jogadas de ataque da equipe e municiar o ataque. Os pontos fortes dessa nova ideia de jogo do Grêmio são os volantes. Todos conseguem jogar no campo de frente com qualidade, o que facilita o trabalho do então pensador Cristaldo, além dos laterais João Pedro e Reinaldo, que têm facilidade no apoio.

Outra melhora visível está nas atuações do camisa 9 Suárez. No novo sistema, Suárez conseguiu voltar a ser decisivo para o time. No recorte dos últimos 5 jogos, Suárez participou de 4, marcou dois gols e deu duas assistências para gols. Com esse novo sistema de jogo, Suárez tem ao seu lado um companheiro, e isso não o deixa isolado na frente. Por isso, a escolha do técnico Renato por João Pedro Galvão. Com ele ao lado de Suárez, os zagueiros têm mais um adversário para se preocupar, além de dar liberdade de movimentação ao uruguaio. J.P. Galvão, até aqui, não tem dado uma boa resposta, mas na questão coletiva da equipe, sua contribuição é boa.

Opinião: Gustavo Guedes

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img