spot_img

Gravataiense João Batista conquista 3º lugar em prova de 110km na Serra da Mantiqueira

Corredor superou infarto, mudou de vida com o esporte e agora se prepara para desafio internacional de 160km entre Argentina e Chile

 

Nascido em Gravataí, João Batista Duarte, 49 anos, tem levado o nome da cidade para todos os lugares — literalmente. Entre os dias 14 e 16 deste mês, ele conquistou a 3ª colocação na La Misión, uma das provas de corrida mais desafiadoras do Brasil, realizada em Passa Quatro (MG), no coração da Serra da Mantiqueira.

Foram 110km percorridos em 26h50min, em um percurso montanhoso com altitudes de até 2.798m e desnível de 6.348m. Dos 247 atletas inscritos, apenas 169 concluíram a prova, e João foi um deles.

“Foi a prova mais difícil da minha vida, mas também a que mais me deu prazer. O esporte, e a corrida em particular, mudaram a minha vida. Sou um multiplicador de sonhos e um incentivador das atividades físicas”, contou, emocionado.

Hoje morando em Florianópolis (SC), onde vende paçocas em sinaleiras para se sustentar, João leva a corrida como missão pessoal. Na tarde desta sexta-feira (29), ele foi recebido em Gravataí pelo secretário de Governança e Comunicação, Evandro Soares, e pelo chefe de gabinete do prefeito, Rodrigo Silva.

“O João é um exemplo para os jovens de hoje. É uma pessoa que se encontrou no esporte e que carrega isso por todo o Brasil, sempre levando a bandeira de Gravataí no coração”, destacou Evandro.

Uma história de superação

Há nove anos, João sofreu um infarto e ouviu dos médicos que só teria uma chance de mudar de vida: pelo esporte. Começou com caminhadas e, pouco a pouco, evoluiu até se tornar ultramaratonista.

Antes da La Misión, sua maior distância havia sido 80km em 9h25min. Hoje, além de comemorar os 110km concluídos, também lembra da transformação pessoal: chegou a pesar 110kg e hoje carrega esse número como marca de superação em quilômetros percorridos.

Próximo desafio: 160km nas montanhas

Classificado para a etapa Sul-Americana da La Misión, João agora mira um desafio ainda mais ousado: percorrer 160km de montanhas entre Mendoza (Argentina) e Santiago (Chile).

Jamais duvidem dos seus sonhos”, resume o atleta, que já prepara o corpo e a mente para mais uma conquista.

 

 

 

Foto: Gabriel Muniz 

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img