Departamento de Tecnologia e Infraestrutura reforça transformação digital e eficiência na gestão pública
O Departamento de Tecnologia e Infraestrutura (DTI) de Gravataí atingiu a marca de 100 mil atendimentos registrados no sistema oficial de serviços de TI do município.
Os atendimentos garantem suporte técnico estruturado, assegurando a continuidade de serviços essenciais como saúde, educação, assistência social e protocolos digitais. A agilidade na resolução de falhas e demandas técnicas nos sistemas públicos beneficia diretamente a população.
Desde a implantação do GLPI® (Gestionnaire Libre de Parc Informatique — Gerenciamento Livre de Parque Informático), em agosto de 2017, a Prefeitura conta com uma ferramenta moderna que proporciona mais transparência, controle e rastreabilidade às atividades do DTI.
Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), Selma Fraga, a marca evidencia o compromisso com a transformação digital e a excelência na gestão pública.
“Ter o DTI na estrutura da SMICT certamente potencializa e acelera a digitalização do governo. Estamos trabalhando para tornar a área cada vez mais conectada aos desafios tecnológicos e alinhada às necessidades da população”, afirma.
O chefe da Divisão de Tecnologia da Informação, Leonardo Jones Pais, destaca que a conquista representa mais do que números:
“A marca de 100 mil chamados não simboliza apenas volume, mas também qualidade, rastreabilidade, trabalho em equipe e gestão eficiente. Seguimos avançando continuamente.”
Desde janeiro de 2025, o Departamento de Tecnologia e Infraestrutura integra oficialmente a estrutura da SMICT. O sistema de atendimento é operado por diferentes grupos técnicos, incluindo:
Equipes do DTI (Gestão, Help Desk, Suporte Presencial, Manutenção, Rede, Sistemas e Projetos);
Empresas terceirizadas, que atuam por encaminhamento;
Equipes de TI da Secretaria Municipal da Saúde (SMS);
Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Gravataí (ISSEG).
Foto: Divulgação